São Roque decreta situação de emergência por conta do vendaval
O prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, assina nesta sexta-feira (17 de junho), decreto que declara situação de emergência nas áreas do munícipio afetadas pelo vendaval de 6 de junho.
A prefeitura informa que foram doze vítimas (sendo uma fatal) e sete pessoas estão em abrigos públicos. Ao todo 132 famílias foram atingidas num total aproximado de 362 pessoas, sendo que 160 delas estão desalojadas e se encontram na casa de parentes ou amigos.
O levantamento aponta a queda de 500 postes de energia elétrica e aproximadamente 40 mil árvores nativas que acabaram por atingir residências, prédios comerciais e a escola Professor Euclides de Oliveira.
A prefeitura informa que ocorreram danos nas regiões de Canguera (Vila Maciel, Nova Canguera, Cascavel, Sorocamirim, trecho da Rodovia Quintino de Lima, Estrada do Morita, Estrada dos Godinhos, Estrada do Sorocamirim, rua Benedito de Moraes Góes, Estrada Rincão Azul, rua Silvério Francisco Leite, rua Luiz Vaz, Estrado do Carmo, rua Martinho Xavier Fernandes, Estrada do Barrocão, sítio Pinheiro e Estrada dos Feirantes) e do Caetê/Vila Lino (Estrada do Caetê, Sun Valley, Vale dos Pássaros, Tico-Tico e Coopertec). Estima prejuízo de 19 milhões e 750 mil reais.
São Roque já está em situação de emergência por conta das enchentes de 11 de março. O decreto municipal foi homologado pelo Governo do Estado somente no dia 8 de junho retroagindo seus efeitos para o dia 11 de março.
No dia 11 de junho, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil órgão do Ministério da Integração Regional. Com a medida o trabalhador que sofreu prejuízos com a inundação poderá sacar parte do FGTS e a Prefeitura de São Roque receberá o Cartão de Pagamento da Defesa Civil podendo usar o valor que ainda não foi definido em obras em locais atingidos pela enchente.