DESTAQUE GALERIA NOTÍCIAS

São Roque Clube 58 anos

São Roque Clube nasceu em 1963 com a fusão da Sociedade União Literária e o São Paulo Clube

Apesar de jovem, aos 58 anos, o São Roque Clube tem uma história centenária, considerando que surgiu da fusão de um clube cultural criado por abolicionistas, assunto efervescente em 1889, logo após o 13 de Maio da Princesa Isabel.

Nesse ano foi criada a Sociedade União Literária, que se fundiu muitos anos depois a São Paulo Clube, fundado em 1935 por jovens entusiastas, primeiramente focados no futebol, passando por outros esportes, até atingir seu objetivo principal, com foco na cultura e nos eventos sociais, dançantes.

Tem muita história, mas em 1963 depois de acalorados encontros finalmente foi feita a fusão entre os mais conservadores e os jovens, em busca de glamour.

Estavam entre os principais clubes do município, já bastante próximo do coirmão, o Grêmio União Sanroquense, fundado em 1945, com foco no esporte, considerando que grande parte dos sócios eram comuns.

Em 1989 foi realizada mais uma fusão, desta vez com o Iate Clube, na Represa Itupararanga, clube fundado em 1958.

O tempo passou e ambos os clubes, coirmãos, São Roque e Grêmio coexistem até os dias de hoje.

Nascimento do São Roque Clube registrado nas páginas de O Democrata – 15 de junho de 1963

No início de 2020 o mundo entrou em um processo muito triste, com o surgimento do vírus Covid 19, que todos esperavam resistisse por poucos meses, mas infelizmente perdura, resistindo a todas as ações de combate, até este momento.

Obviamente as autoridades se sentiram na obrigação de adotar ações enérgicas que evitassem a disseminação do vírus. Com isso, praticamente todas as ações sociais do São Roque Clube, assim como de seus parceiros, ficaram restritas. Todos conhecem as regras de restrições impostas pelo governo.

Assim, o São Roque Clube perdeu grande parte de suas receitas, provenientes dos eventos sociais realizados todos os meses, e com certeza, a principal fonte de renda e de manutenção.

Neste momento o São Roque Clube sobrevive, apesar de certa evasão, com o apoio das mensalidades dos sócios que, apesar da falta da prestação do serviço habitual, confiam na sobrevivência do clube, com a certeza de que esta fase difícil será superada.

Importante destacar também o apoio e compreensão dos usuários da sede náutica, que igualmente dão o suporte, apesar do clube não ter, neste momento, condições de oferecer o conforto merecido. Mas o futuro do Iate é muito promissor.

O clube completa 58 anos no dia 7 de Junho, o Iate Clube com seus 63 anos e a Literária com 132 anos de história. Em uma situação normal haveria nos próximos dias, o GRANDE BAILE DE ANIVERSÁRIO, com muita felicidade.

Hoje, só resta comemorar virtual e individualmente os 58 anos do São Roque Clube, contando com a compreensão e apoio de todos nesta fase difícil que o mundo atravessa. Com o suporte dos associados e seus parceiros, o clube sobreviverá e com muita fé comemorará, presencialmente, com muita festa, os 59 anos, no dia 07 de Junho de 2022.

Desde o dia 01 de julho de 2020, uma Comissão Interina, formada por 5 ex-presidentes, administra o clube. Essa comissão com o apoio dos associados conseguiu superar as maiores dificuldades do clube, mais especificamente na área financeira e administrativa, equacionando todas as dívidas e formando um caixa razoável que permite a manutenção básica do clube por vários meses.

Uma boa notícia é a posse de uma nova diretoria no dia 30 de junho, que vem aí com muito gás. Claudio José de Góes e Marcelo Marques da Silva, presidente e vice presidente, eleitos no pleito de abril, participam desde a sua eleição dos encontros semanais da Comissão, com o objetivo de realizar uma transição bem transparente, com muita informação.

A Comissão aproveita para solicitar o máximo de apoio à nova diretoria, que será divulgada em sua totalidade no dia da posse. Os membros da Comissão confirmam que continuarão oferecendo todo o apoio ao clube que aprenderam a amar, durante anos de “convivência”. A comissão e a nova diretoria contam com a ajuda indispensável dos associados e parceiros e assim, certamente, todos poderão contar, muito brevemente, com um clube revigorado, relembrando os áureos tempos de SUL, SPC, e mais recentemente SRC.

VIVA O SÃO ROQUE CLUBE!

A nova diretoria promete uma festa presencial, maravilhosa, a todos vocês, associados e parceiros, assim que as regras restritivas permitam.

Por enquanto fica aqui um “tin-tin” virtual, no dia 07 de Junho de 2021, entre todos envolvidos com esse grande patrimônio de São Roque, assoprando as 58 velinhas, com muita saudade dos tempos normais.
COMISSÃO INTERINA – 01/07/2020 – 30/06/2021

Baile do jubileu de prata do São Roque Clube. Expectativa que em 2022 a festa volte a ser presencial. Reprodução Jornal O Democrata (11/06/1988)

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS