Sanroquense Rosa Grena Kliass recebe título de cidadã paulistana
Rosa Grena Kliass, 82 anos, arquiteta pioneira do paisagismo no Brasil, recebeu na noite desta quinta-feira (9 de junho) o título de cidadã paulistana. A homenagem partiu do vereador José Police Neto (PSD). Ela é filha de José Alembick que é nome de rua em São Roque.
A sanroquense é autora de projetos consagrados por todo o Brasil com destaque para Avenida Paulista (1973), revitalização do Vale do Anhangabú (1981), Parque do Forte (Amapá) e Mangal das Garças (Pará).
Em São Paulo, também fez o projeto paisagístico para o Parque da Juventude que nasceu no local do antigo presidio do Carandiru, na Avenida Cruzeiro do Sul. Em 2004, foi premiada pela Bienal de Arquitetura de Quito, uma das muitas premiações que recebeu na carreira.
Rosa também foi a primeira presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) entre 1976 e 1980.
Agora você pergunta. Com tantos trabalhos pelo Brasil e pelo mundo por que ela não fez um projeto paisagístico para São Roque?
Ela tentou, mas não conseguiu. Em 1994, apresentou ao prefeito Wagner Nunes (1994/96) um projeto para o Largo dos Mendes, mas não foi aceito.
Na oportunidade fiz uma entrevista com Rosa Grena Kliass para a Rádio Universal de São Roque e para o Jornal O Carambeí.
Ouça a entrevista e imagine como poderia ser o Largo dos Mendes.