Saneaqua inicia operação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque

Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Vitória a primeira em operação em Mairinque com investimento de 12 milhões de reais da Saneaqua

A Saneaqua iniciou a operação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque no Jardim Vitória. A estrutura está em fase de testes e comissionamento.

Com investimentos de R$ 12 milhões, a estação tem capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo na etapa inicial e conta com a tecnologia UBOX, que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.

O sistema oferece um processo de tratamento do esgoto em quatro passos: tratamento anaeróbio na ausência de oxigênio, tratamento aeróbio suplementar com aeração, clarificação secundária e purificação de biogás, garantindo a melhora na qualidade dos córregos e cursos d´água que cortam a cidade, além de promover uma redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.

A Estação de Tratamento de Esgoto Vitória vai proporcionar benefícios econômicos, sociais e ambientais para a cidade e para a região, pois acolhe afluentes do Ribeirão Varjão que deságua no Rio Sorocaba.

A nova estação faz parte da primeira fase de intervenções para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Mairinque e vai propiciar a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado na Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.

Vale destacar, que em conjunto com as obras da ETE, a Saneaqua realizou investimentos complementares de R$ 30 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de redes de esgoto, coletores e linhas de recalque. Assim como as obras para instalação de cinco novas estações de bombeamento de esgoto no Residencial Parque, Nova Mairinque, Vila Sorocabana, Vitória e Jardim Cruzeiro.

“Para a Saneaqua, o saneamento é o ponto de partida para uma vida mais digna e sustentável. O tratamento de esgoto muda a realidade de um município e de toda a população que nele reside. Por isso, a operação dessa nova estação é um marco para a cidade e para a empresa”, destaca Rodrigo Dias, diretor de operações da concessionária.

ETE Vitória tem capacidade de tratar 45 litros de esgoto por segundo na etapa inicial
Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *