Saneaqua fecha 1º semestre com balanço positivo de ações para modernização do sistema de abastecimento; Mairinque diminui índice de perdas de água

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou no primeiro semestre de 2022, ações de modernização das redes de água dos bairros Moreiras, Granada e Arco Íris, substituindo cerca de 750 metros de redes e tubulações, com o objetivo de melhorar o sistema de abastecimento.

O trabalho tem efeito positivo no índice de perdas de água do município, que atualmente é de 27,3% (média de 2021), ante 56% no início da concessão em 2010.

Ao longo do segundo semestre de 2022, mais 1.140 metros de novas redes e tubulações estão previstos para serem substituídos, garantindo a regularidade do fornecimento de água para atendimento da demanda de consumo da população.

Outra frente de trabalho foi a realização de testes de estanqueidade e ações de gerenciamento de pressão, com a instalação de registros, macromedidores, válvulas e ventosas, nos bairros Vila Granada, Barreto, Recanto dos Eucaliptos, Jardim Brasília, Jardim Cruzeiro e Reneville.

Os resultados positivos se devem a um amplo programa de ações, desenvolvido diariamente pelas equipes da empresa, com o objetivo de aprimorar continuamente o sistema de controle de perdas de água, o que demonstra a preocupação da concessionária com a preservação dos recursos hídricos do município.

E, com foco no controle e qualidade da água distribuída para os mairinquenses, no primeiro semestre, mais de 16 mil análises laboratoriais foram realizadas em 61 pontos de coleta espalhados pelo município.

“Os índices de chuvas ficaram dentro da média nestes primeiros meses do ano. No entanto, é fundamental investirmos em ações de combate as perdas de água e modernização das redes para que o abastecimento continue regular, com qualidade e sem interrupção”, informa Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.

A empresa reforça, porém, que mesmo com as intervenções já realizadas, as boas práticas de uso consciente da água devem continuar.

“É fundamental o apoio de todos os mairinquenses no uso racional da água, pequenas ações individuais podem trazer grandes resultados coletivos”, complementa Gravatá.

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *