Saneaqua alerta para a importância da economia de água neste final de ano
Mairinque enfrenta a pior seca desde 2017 e o manancial Fiscal, principal fonte de captação da cidade, está em nível crítico de 0,76 m, inferior ao mínimo necessário para operação que é de 2,20 m. A captação só é possível devido a instalação de uma bomba suplementar. Já no manancial Carvalhal o cenário é de atenção, com o nível em 1,93 m, sendo que o mínimo para operação é 1,70 m.
Um dos maiores agravantes da pouca disponibilidade de água é o baixo volume de chuvas. Desde o começo do ano, a precipitação no município foi de 577 milímetros de água, índice 25,6% menor quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 776 milímetros. Em dezembro até o momento choveu apenas 53,8 mm, enquanto, em 2020, o volume de chuvas do período ficou em 152,5 mm.
Com a chegada do verão, o aumento de pessoas em casa e nas chácaras da região, devido ao período de férias e temperaturas elevadas, embora não haja previsão de racionamento até o momento, a Saneaqua alerta para a necessidade de economia de água por parte da população como medida para enfrentar esse cenário.
A empresa considera essenciais atitudes como banhos mais curtos, reuso da água da máquina de lavar para limpeza de quintal e varanda, uso de balde para lavar calçadas e carros em vez de mangueira, rega das plantas com um regador removível e econômico, de preferência no início da manhã ou à noite, e fechamento das torneiras ao escovar os dentes e ensaboar as louças.
“É imprescindível que a população entenda que é preciso economizar água. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia são suficientes para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Em Mairinque, cada morador tem consumido 55,90 litros de água a mais do que esse valor recomendado”, reforça Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
Para enfrentar a estiagem a empresa realizou ao longo do ano investimentos e um plano de contingência com amplo cronograma de obras, como a substituição e extensão de redes nos bairros Jardim Vitória e Dona Catarina, ações de combate a vazamentos e obras para a perfuração de um novo poço para ampliar a oferta de água para o Distrito de Moreiras.
Além disso, a concessionária lançou a campanha “Jogando junto pela água”. A ação teve início em maio e conta com uma página exclusiva na internet (https://jogandojuntopelaagua.
Nesta página, a população também pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento da estiagem, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente.
A campanha também conta com veiculações em mídias tradicionais, como jornais e sites de notícia, ações em redes sociais, carro de som, envio de mensagens de SMS aos clientes e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.