Região de Sorocaba vai reivindicar abertura de bares e restaurantes e Fase Laranja também aos sábados e domingos. Rodrigo Manga anuncia novo encontro de prefeitos na quarta-feira
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ainda comemorava na tarde de sexta-feira (29 de janeiro) a volta da Região de Sorocaba à Fase Laranja quando anunciou que o próximo objetivo é lutar para que bares e restaurantes possam abrir nesta fase e que seja permitido o funcionamento do comércio no fim de semana.
O Plano São Paulo determina que a Fase Laranja vale durante a semana das 6 às 20h. No entanto, todo Estado fica na Fase Vermelha (20h às 6h) e durante todo dia aos sábados e domingos.
Manga disse que até quarta-feira (3 de fevereiro), a Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba deverá se reunir novamente para encaminhar uma proposta ao Governo do Estado.
“Uma churrascaria, por exemplo, que tem o seu maior faturamento aos sábados e domingos. A ideia é que possa funcionar mesmo que haja menos ocupação”, disse Manga.
Após a reclassificação anunciada pelo governador João Doria, Manga reuniu-se com os prefeitos da região para comentar os avanços em uma coletiva no térreo do Paço Municipal.
Participaram os prefeitos Rodrigo Andrade (Araçariguama), Edson Marcusso (Boituva), Ronaldo Paes de Camargo (Cesário Lange), Paulo Sasaki (Ibiúna), Léo Folim (Iperó), Geraldo de Camargo (Piedade), Araldo Todesco (Tapiraí) e Fabíola Alves (Votorantim), além do presidente da Câmara de Sorocaba, Claudio do Sorocaba I, vereadores, o deputado estadual Rodrigo Moraes e representantes do comércio de rua e shopping centers.
A movimentação regional começou no fim de semana passado logo após o anúncio da regressão à Fase Laranja. No domingo (24 de janeiro), representantes de 16 prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estiveram no Parque Tecnológico de Sorocaba.
O prefeito de São Roque, Guto Issa, marcou presença no encontro e prometeu empenho para o aumento de números de leitos de UTI Covid. Na quinta-feira, Guto anunciou o aumento de 80% na capacidade com a contração de 8 leitos particulares no Hospital São Francisco.
Foi montada a Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba, composta voluntariamente por sete prefeitos, que na segunda-feira (25) reuniu-se como o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.
O secretário recebeu documentos que mostravam que Sorocaba poderia retornar à fase anterior com responsabilidade com a abertura de novos leitos de UTI.
Sem essa movimentação, a região teria que esperar 15 dias para uma nova reclassificação.
FASE LARANJA
Segundo o Plano São Paulo, na nova fase laranja, todos os estabelecimentos têm permissão de funcionamento.
A capacidade máxima passa de 20% para 40% de ocupação para todos os setores.
O funcionamento máximo aumenta de quatro para oito horas diárias, respeitando o limite de atendimento até as 20h.
Além disso, bares não terão permissão para atender ao público de forma presencial, apenas por sistema drive-thru ou delivery.