NOTÍCIAS

Quer fazer um churrasco de dar água na boca? Confira as dicas dos professores do Senac Sorocaba

 

Para ajudar na missão do churrasqueiro, professores das áreas de gastronomia, hotelaria e eventos do Senac Sorocaba passam as dicas de como organizar tudo da compra até a mesa para acomodar os convidados. Além de dicas para a compra e quantidade dos ingredientes.

O primeiro passo é a escolha das carnes e dos petiscos. Wellington Marino de Oliveira, da área de gastronomia do Senac Sorocaba, afirma que um churrasco pode ser feito com picanha, contrafilé, fraldinha suína, asa de frango, queijo coalho e pão de alho.

Churrasco no capricho: Senac Sorocaba tem cursos rápidos na área de gastronomia

Entretanto, a quantidade vai mudar de acordo com as opções servidas: quanto maior a variedade, menor a quantidade por pessoa.

“Se houver quatro ou menos opções de carnes e petiscos, pode-se calcular 180 gramas de cada componente por pessoa. Caso haja cinco opções ou mais, a quantidade diminui para 130 gramas”, explica.

Na compra deve-se evitar cortes da parte dianteira do boi, que são mais duras, devido à força muscular que o gado exerce nos pastos.

O ideal é escolher carnes com uma capa de gordura na parte superior e que também tenham um pouco de gordura em seu interior, que dá maciez e suculência.

Para temperar as carnes bovinas pode ser usado sal grosso e pimenta-do-reino, que são o suficiente para dar sabor ao alimento.

“Não é necessário colocar muitos temperos, pois a gordura da própria carne já dá um toque especial enquanto está assando. Caso a pessoa queira incrementar o tempero, ela pode utilizar alecrim, sálvia, orégano e tomilho, sempre atenta à quantidade para não tirar o sabor da carne”, orienta.

Para o frango, o tempero pode ser feito com cebola, alho e azeite. As carnes suínas podem levar como ingrediente a mostarda escura, que equilibra o sabor, pois diminui a percepção das gorduras no paladar devido a sua acidez.

O ponto da carne também é muito importante para mantê-la saborosa. Para agradar a todos os convidados, veja quais são as opções:

  • selada: carne completamente crua em seu interior e seu exterior dourado e grelhado;
  • mal passada: carne completamente assada no exterior, porém com o centro ainda cru;
  • ao ponto: completamente assada no exterior, com centro rosado;
  • bem passada: completamente assada no exterior e interior.

Não come carne? Esse não é o problema, pois há opções para todos os gostos, como peixes preparados na brasa, camarão, espetos de lula, vegetais e legumes, que também podem ser assados dessa maneira.

Higienização e organização

A parte da higienização e organização é muito importante para um churrasco ser bem-sucedido, o que exige alguns cuidados.

Eliana Pace, docente da área de hotelaria e eventos do Senac Sorocaba, diz que o importante é lavar bem as mãos antes do preparo dos alimentos. Manter as unhas cortadas, pois elas podem ser foco de contaminação por abrigar microrganismos; não enxugar as mãos no avental e manter o cabelo preso.

“Além disso, nunca deve-se utilizar tábuas de madeira, pois seu material é poroso, podendo absorver líquidos, e é de difícil higienização. Use tábuas de altileno e evite a contaminação cruzada (crus e assados)”, observa.

Explica também que ao retirar a carne do freezer para temperar, é importante deixá-la descongelar na geladeira, jamais em temperatura ambiente, pois ela deve sempre ficar em local refrigerado para evitar os riscos de alterações organolépticas, como cor, odor, sabor e textura, que podem causar possíveis contaminações e, consequentemente, se tornar imprópria para consumo.

Para a organização da mesa, destaca que o ideal é deixar os convidados à vontade.

Nesse caso, o anfitrião pode optar por serviço de bufê, no qual a pessoa se serve em uma mesa com várias opções e com a quantidade que preferir.

Os itens como arroz, maionese, farofa, vinagrete, saladas e carnes podem ser distribuídos em travessas de vidro ou inox.

“Se o churrasco for um evento mais formal, a mesa pode ser montada com um sousplat, prato, talheres, copos, guardanapos de pano e porta guardanapo. Se for algo mais descontraído, pode-se utilizar guardanapos de papel e os talheres, mantendo-os na mesa do bufê”, diz Eliana.

“Se for decorar a mesa com flores, lembre-se de que a altura do arranjo não deve ultrapassar 25 centímetros para não atrapalhar a interação entre os convidados. Além disso, elas não devem ter um aroma forte para não incomodar as pessoas”, completa.

 Formação na área

 Para quem se interessa pela área de gastronomia, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para cursos de curta duração, que têm início entre os meses de março e abril e variam entre 18 e 144 horas.

Cardápio Francês

Comida de Botequim

Finger Food

Formação Básica em Confeitaria

Formação de Bartender: preparo e serviço de coquetéis

Formação de Sommelier: vinhos e Preparo de Pães Caseiros.

Informações sobre calendário, áreas de estudo e inscrições dos cursos podem ser obtidas no Portal Senac (www.sp.senac.br/sorocaba) ou na própria unidade.

Informações:
Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência
Portal: www.sp.senac.br/sorocaba

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *