NOTÍCIAS

Quatro mortos em acidente com ônibus que levava caravana do Vale da Bênção. Dois mortos de Araçariguama e uma mulher de São Roque

Luísa morava em São Roque

O ônibus da empresa Serra Turismo (placa de Osasco), que levava uma caravana da Igreja Vale da Bênção de Araçariguama, sofreu um acidente na tarde desta segunda-feira (20), no km 168 da BR-113, Povoado São Bento, na cidade de Canudos (norte da Bahia). Quatro pessoas morreram no acidente, sendo três mulheres e um homem.

A caravana com 45 pessoas seguia com destino a Exu (PE) onde participaria do Impacto Bíblico, evento organizado pelo Movimento Nacional para Evangelização do Sertão Nordestino, de 20 a 25 de janeiro.

O pastor Tércio Sá Freire de Oliveira, de Araçariguama, confirmou a morte de três pessoas da região. Maria Aparecida Farias (Cidinha do Vale da Benção), o pastor José Roberto de Carvalho, ambos de Araçariguama, e Luísa Barbosa de Lima, moradora do Bairro Vinhedos (São Roque), que foi proprietária da Livraria Maná Shopping (Rua Barão de Piratininga, 170).

O pastor José Roberto, de 47 anos, era da Igreja Batista Carvalho de Justiça, no Bairro Igavetá, em Araçariguama.

Pastor José Roberto

A quarta vítima fatal é Sônia de Alcântara, morada de Recife, que estava em São Paulo. Apesar de ter partido de Araçariguama, o grupo conta com pessoas de várias cidades e de outro estados.

A Prefeitura de Araçariguama decretou luto oficial de três dias.

Cidinha do Vale da Bênção

Atualização:

Elder Barros da Silveira informou que a tia Maria José Paulino Barros (Lia), moradora de São Roque, estava no ônibus e que passa bem. A família aguarda por mais informações.

Atualização (21.01.20, às 12h54)

De acordo com informações colhidas pela Delegacia de Polícia do Município de Canudos, na Bahia, o motorista do ônibus perdeu a direção do veículo, que tombou na estrada.

Comunicado oficial do Vale da Bênção informou que os corpos das quatro vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Euclides da Cunha, na Bahia, onde permanecerão até que sejam liberados pelas autoridades.

Ainda conforme informações do Vale da Bênção, as vítimas que necessitam de assistência médica permanecem sob observação em unidades de saúde e hospitais da região onde ocorreu o acidente. Há pessoas em unidades de saúde das cidades baianas de Canudos e Uauá, e em Petrolina, no Estado de Pernambuco.

As vítimas que não necessitam de acompanhamento hospitalar foram acolhidas por igrejas e lideranças religiosas de Canudos e cidades próximas e já estão sendo tomadas as providências para que retornem a suas casas.

O Pastor Tércio Sá Freire de Oliveira, que coordena o trabalho de gerenciamento da crise ocasionada pelo acidente  agradece a solidariedade de todos.

Atualização: (21.01.20, às 22h55)

O Instituto Médico Legal de Euclides da Cunha liberou os corpos das vítimas, que já estão sendo trasladados, por via terrestre, aos Estados de Pernambuco e São Paulo.

Os três corpos encaminhados ao Estado de São Paulo, das vítimas José Roberto de Carvalho, Luísa Barbosa de Lima e Maria Aparecida Farias,  devem chegar a Araçariguama na próxima quinta-feira (24) e ainda não há definições sobre o horário e o local do velório.

O corpo de Sônia de Alcântara,  moradora do Recife, seguiu para a capital pernambucana.

A empresa Serra Turismo, proprietária do ônibus em que viajavam as vítimas do acidente, responsabilizou-se pelos traslados, por meio da companhia de seguros que lhe presta assistência.

Entre as vítimas que permanecem internadas, segundo informações que vêm sendo enviadas em tempo real ao Vale da Bênção,  provenientes das cidades de Canudos, Euclides da Cunha e Petrolina, não há casos de risco de morte. Algumas seguem sob observação médica, outras aguardam exames e procedimentos cirúrgicos.

Atualização: (22.01.20, às 20h23)

Nos termos do comunicado oficial expedido pelo Vale da Bênção no final da tarde de hoje (22),  algumas vítimas do acidente já retornaram para suas famílias e outros integrantes da caravana escolheram seguir viagem até Exu, em Pernambuco, local do evento Impacto Bíblico, para o qual o ônibus seguia quando tombou na rodovia.

Ainda há vítimas nos hospitais da Bahia e de Pernambuco necessitando de atenção médica, as quais têm recebido os cuidados médicos devidos e aguardam alta. Não há pessoas em estado grave.

Nesta manhã (22) chegaram a São Paulo nove pessoas por meio de voo particular disponibilizado por uma pessoa ligada ao Vale da Bênção. Entre estes passageiros, os que necessitavam de assistência médica foram encaminhados a clínicas e hospitais e os demais foram conduzidos às suas residências por seus familiares.

O Vale da Bênção aguarda a chegada dos corpos na madrugada desta quinta (23), pela manhã, conforme informações da funerária. A previsão é de que  o velório do Pastor José Roberto de Carvalho e de Maria Aparecida Farias (Cidinha)  tenha início amanhã (23) cedo, nas dependências da Igreja Vale da Bênção em Araçariguama. Os sepultamentos acontecerão até o final da tarde, em horário e locais que serão oportunamente divulgados.

O local e o horário do velório e do sepultamento do corpo da vítima Luísa Barbosa de Lima, de São Roque, ainda não foram definidos.

Atualização: (23.01.20, às 08h38)

Tem início nesta manhã (23), às 09h00, na igreja do Vale da Bênção, em Araçariguama, o velório do Pastor José Roberto de Carvalho, de Maria Aparecida Farias (Cidinha) e de Luísa Barbosa de Lima, vítimas do acidente com o ônibus que levava uma caravana de missionários para o Impacto Bíblico, na cidade de Exu, no Estado de Pernambuco.

Às 10h00 será celebrado um culto de gratidão a Deus pelas vidas dos falecidos. “Temos muito para agradecer a Deus, pois os irmãos falecidos glorificaram a Deus com suas vidas e mesmo na partida nos deixaram exemplo de dedicação, entrega e frutos”, afirma o comunicado emitido pelo Vale da Bênção.

O enterro sairá da igreja do Vale da Bênção às 12h00 e todos os sepultamentos serão feitos no Cemitério Municipal de Araçariguama.

A igreja do Vale da Bênção fica na Rua Bom Pastor, nº 300, em Araçariguama.

Colaborou com informações e atualizações a colunista Simone Judica

Saída de Araçariguama
Ônibus capotou no norte da Bahia
Evento em Exu/PE
Percurso de 2.400 km

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *