NOTÍCIAS

Procissão de São Benedito neste domingo inicia comemoração dos 500 anos de nascimento do santo

Procissão marca o início da comemoração dos 500 anos do nascimento de São Benedito

A celebração dos 500 anos de nascimento de São Benedito começa em São Roque, neste domingo (05 de outubro), às 16h. A saída e o encerramento serão na Igreja de São Benedito, na Rua XV de Novembro, 125 (Praça Heitor Boccato), no centro. Na sequência, será celebrada uma missa.

A iniciativa é conduzida pela senhora Wilma Baroni Boccato, que não mede esforços para manter em funcionamento a Igreja de São Benedito, com a ajuda de poucos colaboradores.

São Benedito nasceu em 31 de março de 1526, na aldeia de San Fratello, em Messina (Sicília, Itália). Seus pais, Cristóvão Manasseri e Diana de Lanza (ou Larcan), eram cristãos e africanos escravizados levados da Etiópia para a Itália. Aos 20 anos, Benedito sofreu com insultos raciais, mas respondia sempre com serenidade. Nessa época, o líder da Irmandade de São Francisco de Assis, frei Jerônimo Lanza, o convidou para ingressar na fraternidade, em Palermo.

Apesar de analfabeto, destacou-se como religioso exemplar. Atuou como cozinheiro, mestre de noviços e superior de convento. Com a extinção da irmandade, foi transferido para o Convento de Santa Maria de Jesus (Palermo), onde faleceu em 4 de abril de 1589, aos 63 anos. Foi canonizado em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VII.

Além de patrono de Palermo, São Benedito tornou-se padroeiro dos afro-americanos, dos cozinheiros e dos nutricionistas. No Brasil, sua devoção se espalhou entre comunidades negras por meio das congadas, marujadas, moçambiques, catumbis, afoxés e reisados.

A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II (1962-1965) fixou a festa de São Benedito em 5 de outubro, um dia após a comemoração de São Francisco de Assis. Antes, a data era celebrada em 4 de abril, dia de seu falecimento, mas que em alguns anos coincidia com a Semana Santa ou a Páscoa.

Em São Roque, a procissão de São Benedito ocorre em 6 de janeiro, em associação às festividades do Dia de Reis e às manifestações da comunidade negra, que hoje não ocorrem mais em São Roque. Por ser nos primeiros dias o ano, existe uma dificuldade maior para reunir os devotos e colaboradores, além de ser um período de chuvas. Neste ano, porém, uma celebração especial no dia 5 de outubro marca os 500 anos de nascimento do santo.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *