Polícia Militar e as dicas de segurança para as Festas de Agosto
A Polícia Militar colocou em prática a Operação Festas de Agosto na região central de São Roque por conta do aniversário da cidade e da grande movimentação de pessoas nas ruas.
O comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão PM Carlos Ricardo Ceoloni , sugere dicas de segurança para o cidadão com o intuito de prevenir e orientar condutas e medidas preventivas para elevar o nível de proteção.
Além disso, na semana passada o helicóptero Águia da Polícia Militar fez um sobrevoo para demarcar a área central. Na oportunidade, também foram observados alguns bairros, entre eles Paisangem Colonial, Vila Nova São Roque, e as região de Mailasqui e São João Novo.
OUÇA O RECADO DO CAPITÃO CEOLONI: DICAS DE SEGURANÇA
– Ao sair de casa leve quantia separada de dinheiro e necessária para pequenas despesas.
– Evite saques noturnos e de grandes quantias
– Nos deslocamentos se perceber que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em um estabelecimento comercial movimentado.
– Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada.
– Desconfie de empurrões e esbarrões.
– Estacione seu veículo preferencialmente em estacionamentos ou locais de sua confiança. Se parar o veículo na rua deixe o em local visível e iluminado.
– Observe as pessoas nas proximidades, caso desconfie da atitude não estacione e acione 190. Adote essas medidas no ato de retornar para apanhar o veículo.
– Ao estacionar seu veículo, mesmo que seja por pouco tempo, não deixe nada de valor visível. Isso poderá atrair o ladrão.
– Evite trafegar com veículos pela área central, pois devido às festividades e a montagem de barracas, o trânsito poderá ficar congestionado.
– Beba com moderação e se beber não dirija.
– Evite brigas e confusões desnecessárias.
– Estabeleça pontos de referência caso se desprender de grupos. Há uma Base Comunitária da Policia Militar estacionada na Praça Matriz.
– Em casos de furto, roubo ou qualquer ocorrência policial, nunca tente intervir sozinho, procure dentro do possível se manter calmo. Não discuta, indique seus movimentos e faça de forma lenta, evitando ações bruscas.
– Procure memorizar características marcantes do infrator, como tatuagens e vestimentas, cicatrizes, corte de cabelo, cor da pele ou qualquer fato que possa ser possível identificá-lo.
– Observe o endereço, ponto de referência e comunique transmitindo imediatamente as informações a Policia Militar através do telefone 190.
– Evite ostentar bens de valor, como equipamentos eletrônicos, cordões, relógios, joias.
– Não utilize o aparelho celular enquanto estiver caminhando, seja para envio de mensagens, acessar as redes sociais e jogos. Caso precise usar o celular entre em uma loja ou procure um local seguro ou encoste em uma parede e fique atente ao movimento. O celular está entre os objetos mais furtados!
“As dicas que aqui apresentadas reduzem bastante a probabilidade da ocorrência de crimes. No entanto, é importante lembrar que elas não devem ser únicas, mas devem compor uma cultura de prevenção. A partir do momento em que toda a comunidade participa na solução dos problemas de segurança, as ações da polícia passam a ser complementares e não exclusivas para ter a paz e a tranquilidade que todos queremos”, comentou Ceoloni.