Piedade realiza até 27 de outubro o 1º Festival da Alcachofra e celebra título de Capital Nacional da flor
Piedade, agora reconhecida como a Capital Nacional da Alcachofra, recebe de 25 a 27 de outubro o 1º Festival da Alcachofra, um evento destinado a promover a cultura local, atrair turismo e celebrar a tradição agrícola da cidade. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP) com o apoio da Prefeitura, o festival acontece na Praça de Eventos da Rodoviária, com entrada gratuita e programação para toda a família.
Com uma praça de alimentação diversificada, apresentações musicais e uma área de brinquedos para crianças, o festival também oferece aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos diretamente dos produtores locais. Estima-se que cerca de 22 mil caixas de alcachofras serão colhidas neste ano, uma safra marcante que reafirma a importância de Piedade na produção nacional. Para a Administração Municipal, o festival reforça o recente título de Capital Nacional da Alcachofra, trazendo visibilidade e reconhecimento ao trabalho dos agricultores locais.
Além de beneficiar o turismo gastronômico, o evento tem como objetivo valorizar a agricultura da região, onde Piedade se destaca como responsável por 65% da produção nacional de alcachofra, com cerca de 120 mil hectares dedicados ao cultivo da planta. Somando-se as cidades de Ibiúna e São Roque a região conta com 200 mil hectares de plantão, mas somente Piedade é responsável por 120 mil hectares (60% da área de plantação).
Piedade: Capital Nacional da Alcachofra
A consagração de Piedade como Capital Nacional da Alcachofra foi oficializada pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, numa iniciativa do deputado Capitão Augusto, através do Projeto de Lei nº 8271/2017. Com condições naturais favoráveis ao cultivo — clima entre 12 e 22 graus, altitude de 900 metros e um solo fértil — a cidade é o epicentro do cultivo nacional da alcachofra. A planta mediterrânea, conhecida por suas flores comestíveis e caule robusto, encontrou em Piedade o ambiente ideal para crescer.
Esse reconhecimento, segundo o deputado Capitão Augusto, valoriza e impulsiona a produção local, trazendo mais investimento para o setor. Piedade já era conhecida pelo roteiro gastronômico ligado à alcachofra e, segundo a matéria do Estadão, “faça sol, chuva, frio ou calor, é sempre tempo de alcachofra em Piedade”. O prefeito Geraldo Pinto de Camargo Filho, presente na sessão de votação junto a vereadores e produtores da região, comemorou a conquista, que agrega valor à cidade e estimula o desenvolvimento do setor agrícola.
Lei que oficializa Piedade como Capital Nacional da Alcachofra
PROJETO DE LEI Nº 8271, DE 2017 (Do Sr. Capitão Augusto)
Confere ao Município de Piedade, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Alcachofra.
O Congresso Nacional decreta:
- Art. 1º Esta Lei confere ao Município de Piedade, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Alcachofra.
- Art. 2º É conferido ao Município de Piedade, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Alcachofra.
- Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificação: O município de Piedade já é conhecido nacionalmente pela sua produção agrícola diversificada e é responsável por aproximadamente 90% da produção nacional de alcachofra, segundo matéria do Globo Rural. Com a concessão do título, espera-se aumentar a visibilidade do município, atraindo investimentos e fomentando o turismo agrícola na região.