FALECIMENTOS

Nota de falecimento: José Rubens Bismara, 88 anos, diretor presidente Rádio Cacique de Sorocaba

José Rubens Bismara faleceu aos 88 anos

O advogado e jornalista José Rubens Bismara, 88 anos, faleceu na noite desta terça-feira (19), às 22h40, no Hospital Unimed em decorrência da falência múltipla de órgãos. Era filho de Orlando Bismara e Isaura Bismara e foi diretor-presidente das emissoras Cacique (AM e Ondas Tropicais, fundadas em 1951) e Cacique 2 FM (12 de outubro de 1980).

Nasceu em Sorocaba (7 de maio de 1930)  e por iniciativa do vereador Carlinhos da Farmácia recebeu o título de cidadão emérito, homenagem destinada aos sorocabanos ou não que tenham se destacados em qualquer campo da atividade humana de forma a ganhar notoriedade municipal, nacional ou internacional. Em algumas biografias consta que nasceu em Tietê, mas o atestado de óbito aponta como sorocabano de nascimento. Foi casado em primeiras núpcias com Maria Lucia de Siqueira. Após o divórcio casou-se com Maria do Carmo Bismara. Deixou os filhos Antonio Tadeu (65 anos), Maria Isaura (62), Salete (54), José Rubens (50) e Patrícia (43).

Ao lado do pai Orlando Bismara, Dr. José Rubens fundou a Rádio Cacique em 1951 onde apresentou o programa “Hora do Titio”, “Jornal da Cidade” (hoje Jornal da Cacique), “Instante de Fé” e a “Hora da Ave Maria”, entre outros.

Antes mesmo da Rádio Cacique, o menino José Rubens acompanhava o pai no “Serviço de Alto-Falante Turístico Sorocabana” e com apenas 12 anos já dirigia o carro de som pelas ruas da cidade. Em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Sul disse que “se o Código de Trânsito vigorasse naquele tempo, acho que teria cometido não sei quantas infrações.”

A Rádio Cacique começou, em Votorantim (então Distrito de Sorocaba), em um prédio na Rua Albertina do Nascimento. A denominação veio na esteira de outras emissoras com nomes indígenas como Tupi e Tamoios, emissoras do empresário Assis Chateaubriand dono dos Diários Associados. Mudou para o centro de Sorocaba quando passou a ocupar quatro andares do prédio da Rua São Bento, número 190. Depois mudou para um galpão na Rua Sete de Setembro, local onde foi construído o Edifício Cardoso.

Deixa esposa, filhos, netos e bisnetos. O velório ocorre na Ofebas (Bairro Santa Rosália) e o sepultamento será nesta quarta-feira (21), no Cemitério Pax, na Árvore Grande, Sorocaba.

Nossos sentimentos aos familiares e um abraço especial ao filho Tadeu Bismara com que tive a oportunidade trabalhar na Rádio Cacique nos anos 80 e recentemente (2018) na Rádio Nova Tropical FM de Votorantim narrando os jogos do São Bento no Campeonato Paulista e depois no acesso do Azulão à Série B do Campeonato Brasileiro.

A Cacique chegou a formar uma rede de rádio que contava inclusive com uma emissora na nossa São Roque (1951/58). Naquele tempo a emissora podia mudar de cidade tanto que trocou São Roque por Taubaté onde permanece até hoje.

Foi também o caso da Rádio Cacique de Itu que transferiu-se para Capivari. Com o encerramento da sociedade, a família Bismara ficou com as emissoras de Sorocaba.

HOMENAGEM NA RÁDIO CÂMARA DE SOROCABA

O estúdio da Rádio Câmara de Sorocaba recebeu o nome de “Dr. José Rubens Bismara” por iniciativa do vereador Fausto Peres em 15 de abril de 2019.  O Projeto de Resolução 07/2019 determina que placa deve conter o nome do homenageado, datas de nascimento e falecimento e foto, além da formação como radialista, jornalista e advogado e 

Rubens Bismara com o prefeito de Sorocaba, José Caldini Crespo, quando da cessão do terreno para a nova torre da Rádio Cacique
José Rubens Bismara com a neta Patrícia Bismara: durante homenagem na Câmara Municipal

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

0 thoughts on “Nota de falecimento: José Rubens Bismara, 88 anos, diretor presidente Rádio Cacique de Sorocaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *