Nota de falecimento. Antonio Marchi (Mingote), 87 anos, um dos fundadores do São Roque Supermercados
O comerciante Antonio Marchi, 87 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (25 de novembro) em sua residência em São Roque. Era viúvo de Cecília Augusta Camargo Marchi que faleceu em 16 de julho de 2020. Deixa o filho Roberto Marchi, nora e duas e netas.
Esteve internado em São Paulo com pneumonia e retornou para casa nos últimos dias. O velório será das 14 às 17 horas no Velório Municipal de São Roque e o sepultamento no Cemitério da Paz, às 17 horas.
Nascido em 13 de junho de 1935, filho de Benedicto Marchi e Maria Augusta Góes Marchi. O nome é uma homenagem ao santo o dia. Era conhecido pelo apelido de Mingote que ganhou na família. No supermercado passou a ser chamado de Dote por parte dos funcionários. Por conta do santo padroeiro dá para imaginar qual era o tema do aniversário, lembra o filho Robertinho.
Mingote nasceu em Canguera e era membro de tradicionais famílias do distrito onde foi comerciante dono de um mercado de secos e molhados. Em 1974, convidado pelos tios Zito Godinho e Aristeu de Góes aceitou o desafio de ampliar os negócios na sede do município. Era o modesto surgimento do São Roque Supermercados com a inauguração da loja pioneira na rua Sotero de Souza (Praça dos Expedicionários) em 08 de março de 1974.
Mingote estava desanimado com os fiados, mas tinha visto em São Paulo o sistema “pegue-pague” dos supermercados. Passou a ideia para os tios e entrou na sociedade o irmão Benedito Marchi Filho (Dinho).
Com o passar dos anos, a loja número de 250 metros quadrados virou a Matriz com a inauguração da filial de Mairinque. Recentemente, no 7 de outubro 2022, a foi inaugurada, em Alumínio, a 21ª loja da rede.
“É uma satisfação muito grande a gente ver crescer a firma. Começamos pequenininho. Foi um trabalho”, emocionou-se Mingote em 2019, em entrevista ao site www.vanderluiz.com.br ao lado do filho Roberto Marchi, quando do aniversário de 45 anos São Roque Supermercados.
VEJA ENTREVISTA DE MINGOTE E O FILHO ROBERTINHO
No início, Mingote ficava na “Feirinha” montada dentro do mercado depois também trabalhou da Distribuidora Galli, em Sorocaba, também pertencente ao grupo.
Gostava de jogar futebol e confessou. “Era ruim, mas jogava”, confessou na mesma entrevista. Jogou no Canguera, inclusive na inauguração do Estádio Zito Godinho (1988) pelos veteranos. Durante anos, participou dos veteraníssimos do Grêmio União Sanroquense.
ROBERTINHO LEMBRA O INÍCIO DO TRABALHO DO PAI NO SÃO ROQUE SUPEMERCADOS