Morre Roque Xavier Fernandes, 81 anos, da Banda Roxafé
Morreu na manhã desta quinta-feira (29), o vinicultor e cantor Roque Xavier Fernandes de 81 anos. O sepultamento ocorreu às 17 horas do mesmo no Cemitério da Paz.
Conhecido em toda região por Roxafé em alusão à banda que montou com as primeiras sílabas do nome era tradicional morador de Canguera e casado com Ismênia. Deixa três filhos e dois netos.
Roxafé lutava contra um câncer e estava internado no Hospital da Unimed.
Apaixonado pela música aprendeu a tocar violão sozinho aos 15 anos.
Era filho de Martinho Xavier Fernandes e Marieta Xavier Godinho Fernandes e neto de Amaro Godinho um dos mais tradicionais vinhateiros de São Roque.
Seguindo a tradição familiar produziu e engarrafou os vinhos Adeguinha.
Foi dono da Transportadora Roxafé distribuindo o vinho de São Roque em vários pontos do Brasil com incontáveis viagens para o Rio de Janeiro.
Fazia parte do Grupo de Choro, Seresta e Serenata de São Roque que se reúne na última sexta-feira de cada mês na casa do Zé do Nino e depois sai pelas ruas da cidade finalizando a apresentação no coreto da Praça da República (Jardim).
“O Roquinho fazia música se apresentava nas festas da região. Participou de programas de calouro e se classificou no Silvio Santos. Ele também fazia música para os candidatos”, lembrou o primo Éneas Godinho.
Nos últimos dias, mesmo bastante debilitado e com dificuldades para caminhar, procurou o técnico de som Francisco de Oliveira (Chiquinho do Som) para gravar um jingle para o candidato a prefeito Cláudio Góes.
Ouça Roxafé – Colaboração do amigo Chiquinho do Som
Samba do Arnesto – Adoniran Barbosa
Hino Nacional
Jingle Efaneu 2008
Jingle Cláudio Góes 2016 – última gravação