Missa de sétimo dia de Lourdes de Abreu Vilioti (Dona Lourdes da escola Barão de Piratininga)
Nesta quarta-feira (27) será celebrada a missa de sétimo dia por intenção da alma de Lourdes de Abreu Vilioti, na Igreja de São Benedito (18 horas), em São Roque. Dona Lourdes faleceu na quinta-feira passada (dia 21), aos 91 anos de idade.
Era viúva de Antonio Violi com que teve quatro filhos José Antonio, Virginia, Luiz e Edna (os dois últimos falecidos) e deixa também netos e bisnetos.
Dona Lourdes trabalhou como servente por 40 anos na Escola Barão de Piratininga, no Bairro do Cambará, ajudando a educar várias gerações.
Começou quando a escola ainda funcionava no prédio da Avenida Brasil (atual Agrotec) até a mudança para a rua José Henrique da Costa no início dos anos sessenta durante a primeira administração do prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira.
Quem estudou no Barão – como no meu caso entre 1974 e 1981 – guarda na memória o grito de advertência que virou lição de vida. – Menino!!!
A palavra “menino” ainda ecoa na minha memória e traz uma grata lembrança, principalmente na hora do sinal quando os alunos se organizavam em fila e no momento da sopa (hoje, merenda escolar).
Mas não era somente advertência, por inúmeras vezes sentou-se para conversar com a gente e abriu o sorriso.
E por quantas vezes tivemos a alegria de reencontrá-la na rua. Morou por muitos anos na rua de cima da escola a Fernão Paes de Barros.
Da nossa parte o respeito, em contrapartida o carinho de uma mulher que fez parte da vida de milhares de meninos e meninas.
Dona Lourdes marcou época trabalhando ao lado de Doroti (falecida), Vilma de outras funcionárias da cozinha e da limpeza. Na prática, verdadeiras inspetoras de alunos.
Além das serventes, a escola contava ainda o Roque, Bastiãozinho, Ticana, Lico Gato, entre outros. Alguns deles – ou até mesmo todos – funcionários da Fepasa (antiga Estrada de Ferro Sorocabana) alocados na rede de ensino.
Não estava em São Roque quando do falecimento de Dona Lourdes e fiquei sabendo por meio de um grupo de ex-alunos do Barão na postagem da Rosinéia Granado que foi por muitos anos vizinha de Dona Lourdes.
Deixo aqui meus sentimos aos familiares e um abraço especial no amigo José Antonio com quem tive a oportunidade de encontrar nesta quarta-feira.