ARQUIVO VIVO JORNAL O DEMOCRATAGALERIA

Há 20 anos, nas páginas do Jornal O Democrata; setembro de 2005

Coluna “Arquivo Vivo” publicada no Jornal O Democrata em 19 de setembro de 2025

O tempo é relativo. Antes, o ano parecia demorar a passar… Demorou até que eu completasse 18 anos. Mas, hoje em dia, o que aconteceu há 18 anos parece ter sido há menos de 5.

Nasci em 1966 e era muito pequeno durante a Copa do Mundo de 1970. Quando Brasil e Itália repetiram o encontro, na final de 1994, fiquei fazendo contas: Nossa, 24 anos! Quanto tempo! Uma eternidade.

Depois veio o penta de 2002 e, desde então, a Seleção Brasileira já passou em branco em cinco edições (Alemanha, África do Sul, Brasil, Rússia e Catar). São 23 anos — e passaram tão rápido. Conclusão: o tempo corre mais depressa para quem já tem 58 anos.

O Arquivo Vivo resgata alguns fatos ocorridos há 20 anos. Cada leitor terá sua própria percepção de tempo.

Paróquia de São Luís Gonzaga instalada em 19 de setembro de 2005. Jornal O Democrata (24/09/2005)

A celebração de uma missa (21 de setembro de 2005), com a presença do bispo diocesano de Osasco, Dom Ercílio Turco, marcou a instalação da Paróquia de São Luiz Gonzaga, que passou a ter como pároco o padre Sebastião Correia. A notícia saiu na primeira página do Jornal O Democrata (24 de setembro de 2005).

“A nova paróquia tem por sede o Jardim Villaça e é composta por 12 comunidades, integrando três núcleos: Villaça, Maylasky e Canguera. Atualmente, é formada pelas comunidades do Menino Jesus (Ponte Lavrada), Nossa Senhora dos Remédios e Santa Bárbara (Remédios), Santa Helena e Santa Cruz (Ponte Lavrada), São Cristóvão (Gabriel Piza) e Sagrado Coração de Jesus (Jardim Mosteiro).”

O médico Henrique Nastri fundador do Hospital Santa Ângela (década de 1960), Adriano Salge (Unimed) e Andréa Nastri. Jornal O Democrata (24/09/2005)

Desde 19 de setembro de 2005, a Unimed São Roque tornou-se locatária do prédio conhecido como Hospital Santa Ângela. Em breve, instalaria ali suas atividades administrativas e também sua farmácia. A publicação saiu na primeira página do Democrata, com a foto do médico Adriano Salge (diretor-superintendente do plano de saúde) e dos proprietários do imóvel, o médico Henrique Nastri e Andréa Nastri.

Irmandade da Santa de Misericórdia de São Roque classifica de “ilegal” interdição da Prefeitura de São Roque. O Democrata (24/09/2005)

A notícia tem 20 anos, mas o assunto continua atual. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Roque considerava “ilegal” a intervenção da Prefeitura de São Roque e recorreu à Justiça.

“Embora ainda não tenha sido sentenciado, a Irmandade ajuizou procedimento em 26/07/2005 para restabelecer o exercício do direito de propriedade que foi obstado pelo município de São Roque… São 75 funcionários que foram sumariamente afastados de suas funções… A Justiça do Trabalho está atenta às irregularidades praticadas pela Prefeitura de São Roque, por meio de interventor.”

Na época, a bronca era contra o prefeito Efaneu Nolasco Godinho. Mas o tempo passou e nenhuma corrente partidária agradou a Irmandade da Santa Casa. Intervenções ou requisições continuaram nos governos de Daniel da Padaria (2013/16), Cláudio Góes (2017/20) e Guto Issa.

Lançamento do filme são-roquense  “?Como Assim?” no Hotel Villa Rossa. O Democrata (01/10/2005)

O Democrata (01/10/2005) mostrou o lançamento do filme Como Assim?, no Teatro Paulo Autran, do Hotel Villa Rossa. A produção foi inteiramente são-roquense, do elenco à equipe técnica, com direção de Roque Gabriel Rodrigues (Roquinho Fotógrafo), roteiro de Humberto Gomes e direção de fotografia de Antonio Olívio Alves Júnior. O filme retrata a convivência de três amigas, bem diferentes, mas cúmplices, em um apartamento.

Na cerimônia, os diretores e atores do filme Balas Encravadas, produzido em São Roque nos anos 1960, foram homenageados com o troféu “Roque Bastos”. Um dos homenageados, José Henrique Campos de Oliveira, lembrou que, no lançamento de seu filme, estiveram presentes todas as autoridades do município e aproveitou o título da produção de 2005 para fazer uma crítica bem-humorada: “Como Assim? Desta vez não foi o prefeito [Efaneu]? Nem o vice [Antonio Carlos Pereira Rios]? Só o vereador Robertinho da Eletropaulo.”

Em 2005, a cantora e atriz Marjorie Estiano apresentou-se no Ginásio do Grêmio União Sanroquense

Em 2005, O Democrata circulou com um encarte do show de Marjorie Estiano, marcado para 9 de outubro, no Ginásio do Grêmio. A atriz e cantora começava a despontar no cenário nacional. Em 2004, interpretara a vocalista Natasha da “Vagabanda” (na novela Malhação). Ela havia acabado de lançar seu primeiro CD.
Duas décadas depois, Marjorie é uma atriz consagrada, com trabalhos em novelas e filmes, e indicada ao prêmio Emmy Internacional pela interpretação da médica Carolina Alencar na série “Sob Pressão: Plantão Médico”.

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

0 thoughts on “Há 20 anos, nas páginas do Jornal O Democrata; setembro de 2005

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *