Guto Issa pede reativação do Conselho de Patrimônio Histórico
O vereador Guto Issa pediu ao executivo que o seja reativado o CONPREHA (Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque).
O CONPREHA foi criado em 1998 em lei complementar do prefeito Efaneu Nolasco Godinho, mas interrompeu os trabalho. Guto disse que voltou a funcionar em 2014 por pressão política do próprio vereador, parando novamente em 2016.
“O Conselho de Patrimônio Histórico foi criado para preservar os patrimônios públicos e privados, porém, infelizmente, as atividades foram suspensas. Já fiz inúmeras indicações, ofícios e cobranças junto à administração municipal já que a responsabilidade é dela”, comentou Guto
Lembrou que no dia 25 de abril deste ano, por meio do decreto 9.014, o prefeito determinou a composição do conselho mas até o momento as reuniões não foram realizadas.
“Não podemos esquecer a nossa história e ficamos tristes em saber que nos últimos anos ao menos seis casarões foram derrubados e o terreno virou estacionamento. A cidade está sendo descaracterizada”, disse.
ROTEIRO DOS CASARÕES
Guto Issa é autor do projeto Roteiro dos Casarões desenvolvido pelo câmpus São Roque do Instituto Federal São Paulo com a coordenação do professor doutor Rogério de Souza.
O objetivo é que em frente aos casarões sejam colocadas placas com informações históricas dos imóveis para orientação de turistas e moradores.
São Roque perdeu nas últimas décadas vários prédios históricos foram demolidos, descaracterizados ou mutilados. Abaixo fotos históricas de São Roque.
Criação-do-Conselho-de-Patrimônio-1