GALERIANOTÍCIAS

GRÊMIO UNIÃO SANROQUENSE

O Grêmio União Sanroquense foi fundado em 28 de agosto de 1945 por um grupo de jovens em um casarão de Jamil Chad na esquina da Rua Rui Barbosa (lado ímpar) com a Avenida Tiradentes, no centro da cidade. Um dos fundadores é  Mário Luiz Campos de Oliveira (12/06/1928 – 02/12/2016) que aos 17 anos participou da reunião de um grupo de jovens que buscava a pratica de outros esportes para não se limitar ao futebol que tinha como grandes rivais o Atlético e o São Bento. Inicialmente partiu para o vôlei, basquete, atletismo, xadrez, tênis de mesa e natação.

A ata inicial desapareceu fica difícil definir exatamente todos os fundadores. Mário Luiz toma como referência uma foto onde um grupo de esportistas estão reunidos para a construção de uma pista de atletismo. Datada de 23 de setembro de 1945, nela estão Mário Luiz, Jamil Chad, Sérgio Luz, Nelson Bastos, Hildebrando Tagliassachi (Bebé), Ermete, Geraldo Ribeiro Lopes (Gera), Roque, Luiz, Flávio, Boschetti, Torino, Francisco Tagliassachi (Chico Pinga), Paulo Villaça, Sete e Óris.

Com o objetivo de buscar ajuda financeira, o GUS precisava do registro em cartório para se adequar à legislação esportiva para recursos previstos em lei e participar de competições oficiais. Dessa forma, em 28 de agosto de 1950, uma nova ata de fundação foi redigida com os seguintes fundadores: Mário Luiz Campos de Oliveira, Hélio Roque Villaça, Waldemar Gonçalves Biar, Geraldo Ribeiro Lopes, Henrique Luiz Arnóbio, Hildebrando Tagliassachi, Ivaldo Villaça, José de Abreu (Zizi), Joel Vicente Ribeiro Lopes, Nelson Dias Bastos, Paulo Villaça e Roque Aparecida Ribeiro Lopes.

Em 1948, o Grêmio participou da primeira competição fora de São Roque. A delegação são-roquense seguiu para Santos onde disputou os Jogos Abertos do Interior com Flávio, Gallo, Homero, Jamil Chad, Joel, Mário Luiz, Victor Fernandes, Zizi e Zórico.

Com as decadências do São Bento e  Atlético, onde jogavam boa parte dos gremistas, o futebol passou a fazer parte do clube. Assim nascem novas rivalidades na cidade, principalmente contra o Clube Atlético Paulistano (Vila Aguiar), fundado em 28 de novembro de 1950.

A primeira piscina foi no Junqueira (atual Recanto da Cascata), aproveitando a água do Rio Aracaí  que cortava a propriedade que pertencia ao avô de Mário Luiz. Em 1953, O terreno da sede atual foi doado por Edgar de Campos Rosa, uma área de 1.500 metros quadrados onde o grande objetivo passou a ser a construção de uma piscina semi-olímpica, inaugurada em 1958 graças ao trabalho de esportistas e voluntários e das campanhas associativas.

O Grêmio também esteve ligado à cultura com a instalação de uma biblioteca e a apresentação de peças teatrais. A biblioteca foi desativada a partir da inauguração da municipal “Arthur Riedel” (1974), para quem foi doado o acervo. No Carnval participou com a pioneira escola de samba Gatos do Grêmio

A ginásio de esportes passou a ser o outro grande desejo. Em 23 de fevereiro de 1960 o Conselho Deliberativo autorizou o presidente Túlio Boschini a fazer um empréstimo para a construção. Depois de várias iniciativas, o ginásio foi inaugurado em meados de 1984, após um construção em tempo recorde de apenas cinco meses, na administração do presidente Durival Cantamessa. O projeto inicial previa um restaurante em cima da piscina.

Na área social, após a inauguração do ginásio com palco permanente em uma das laterais, passou a realizar bailes de carnaval, shows e outros eventos sociais. A Noite Tropical com toneladas de frutas e até três bandas tornou-se um dos principais eventos da região reunindo centenas de pessoas entre sócios e visitantes.

O Grêmio oferece escolinhas em várias modalides, academia, além de um clube de campo no Bairro Campininha. Sem campo de futebol e antes da inauguração do Estádio Municipal Quintino de Lima (1982), mandava jogos no Paulistano, Estrela (Marmeleiro) e Campo do Brasil (Avenida Brasil). No final dos anos 1970, arrendou o Campo do Capuzzo (início da Estrada do Vinho) e ali construiu uma história de sucesso principalmente com as equipes de base e veteranos que passaram a ser chamados de “Bengalas de Ouro”. Durante o período da pandemia, o Grêmio encerrou a parceria com o Capuzzão.

A natação é o esporte que mais glórias trouxe para o Grêmio e tornou-se referência no Estado de São Paulo com a revelação de atletas de ponta que alcaçaram conquistas nacionais e disputas internacionais.

Passou por dificuldades financeiras e quase foi a falência no início do anos 2000. Nesse período, destaque para o empresário Vinicio Cesar Pensa, que conseguiu mobilizar sócios e colaboradores e assim manteve o sonho daquele grupo de jovens que um dia sonhou e não mediu esforços para que o Grêmio União Sanroquense torna-se um um clube poli-esportivo

ESCUDO INSPIRADO NA BANDEIRA DO CHILE

A inspiraçao para a criação do escudo do Grêmio União Sanroquense que teve como base a bandeira do Chile, quando esteve no estádio do Pacaembu para acompanhar um jogo da Seleção Brasileira.

 

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *