GALERIANOTÍCIAS

Governador Franco Montoro autoriza a construção do acesso de São Roque à Castello Branco, em 17 de dezembro de 1985

 

Há 40 anos, no dia 17 de dezembro de 1985, o governador Franco Montoro autorizou, em audiência no Palácio dos Bandeirantes, a construção do acesso de São Roque à Rodovia Castello Branco. Era uma obra aguardada desde 1968, quando da inauguração do primeiro trecho da Castello Branco, inicialmente chamada de “Autoestrada Oeste”. Na década de 1970, o arquivo do jornal O Democrata registra vários anúncios da ligação com a Castello por parte de prefeitos de São Roque. No entanto, nada saiu no papel.

Quando o prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira divulgou o encontro com o governador Franco Montoro, houve novamente certa desconfiança. A licitação ocorreu no início de 1986 e, finalmente, as obras tiveram início. O próprio governador Montoro tinha a esperança de comparecer à inauguração da rodovia, que recebeu o nome de Lívio Tagliasacchi. Porém, a construção demorou 18 meses, o mandato de quatro anos terminou e o acesso foi inaugurado em 9 de janeiro de 1988 pelo sucessor Orestes Quércia, vice de Montoro e eleito governador em 1986.

Por sua vez, Mário Luiz tinha mandato de seis anos pode inaugurar a obra, que considerava “politicamente” a mais importante da administração. Quatro décadas depois, o acesso está sendo duplicado e deverá ser reinaugurado no início de 2026 pelo prefeito Guto Issa e o governador Tarcísio de Freitas

Na audiência de 17 de dezembro de 1985, uma grande comitiva são-roquense marcou presença com representantes de vários setores da comunidade. O vice-prefeito Zito Garcia, vereadores Antonio Carlos Pereira Rios (presidente da Câmara Municipal), Guido Guazelli, Mário Luiz Sabatini, Nagib Mana, Ademar Marreiro, João Perez Gasques Filho, Durival Cantamessa, Luiz Roberto Soares (Beto), José Antonio Sanches Dias e José Carlos Baroni Garcia (Zé Balaio), além de Vinício César Pensa (Indústria Carambella), Osmar Zandoná (Rotary Club), Toninho Nastri (São Luiz Materiais de Construção e Associação Comercial de São Roque), José Dias Baptista (Nino, do Sindicato do Vinho e Quinta do Nino), Marcos Franco (Metalur), José Roberto Pereira Rios (Sindicato dos Contabilistas), Henrique Verzianni (Coel), Antonio Adib Bonduki (Cambuci/Penalty), Roberto de Moraes (presidente do PMDB/São Roque), Hélio Roque Villaça (procurador jurídico da Prefeitura de São Roque), Roque Alves de Lima (assessor de imprensa) e o radialista Vanderlei Luiz. Isso mesmo, eu estava lá, aos 19 anos, pela Rádio Universal de São Roque.

Entrevistei o governador Montoro, o vice-governador Orestes Quércia, os secretários Adriano Branco (Transportes), José Serra (Planejamento) e José Gregori (Descentralização e Participação), vereador Antonio Carlos Pereira Rios (presidente da Câmara Municipal), Marcos Franco (Metalur) e o prefeito Mário Luiz. “Parabéns, São Roque e toda a sua população pela ação conjugada de todas as suas lideranças. O acesso que acaba de ser autorizado, cujas obras se iniciarão em breve, representa a concretização de uma velha aspiração da cidade”, disse Montoro

“Sem dúvida, o acesso à Castello Branco é a reivindicação número um do povo de São Roque. Foram três anos de trabalhos árduos junto às secretarias. Hoje, temos aqui coroado esse trabalho”, afirmou Rios.

O gerente da Metalur, Marcos Franco, destacou a importância da obra para as indústrias de Araçariguama, então distrito de São Roque. “Nos dias de chuva, o ônibus que transporta os funcionários tem que percorrer 60 quilômetros para chegar à fábrica, dando a volta por Itapevi. Em breve, serão apenas 15 minutos.” Com a construção do acesso com extensão de 8,8 km, não seria mais necessário o trajeto pela Estrada do Ibaté, um percuso de terra e sinuoso com mais de 15 km entre São Roque e Araçariguama.

Emocionado, o prefeito Mário Luiz declarou. “Nós conseguimos a obra de maior envergadura dentro do município. Vai coroar a administração do PMDB não só em São Roque, mas na região. O governador tem feito muitas obras sociais, mas que o povo não consegue enxergar porque elas representam serviços. Esta foi a primeira audiência que pedi oficialmente, porque todas as pequenas coisas não precisaram chegar até o senhor. Seus secretários e assessores resolveram tudo a contento. Juntos, tivemos quase 80% dos votos de São Roque e não podemos decepcionar a população. Portanto, muito obrigado!”

ENTREVISTAS

Transcrição das manifestações durante a audiência e entrevistas à Rádio Universal de São Roque.

ADRIANO MURGEL BRANCO, secretário de Transportes

 

“Não pudemos viabilizá-la de inicío porque ela é uma estrada cara. É uma estrada que a preços de hoje chega a quase 18 bilhões de cruzeiros de investimento. O DER [Departamento de Estradas de Rodagem] estudou algumas alternativas em conjunto com a Prefeitura que fosse a mais satisfatória, a mais economica, e finalmente se trouxe isso à análise para um conjunto de obras que serão realizadas em 1986.

A Prefeitura evidentemente passou por algumas aferições. Porque aparentemente não se estava resolvendo a questão, mas ela não foi enquadrada antes pela dificuldade financeira efetiva. Este ano a Secretaria de Planejamento, em conjunto com a Secretaria dos Transportes, conseguiu estabelecer um rol de novas prioridades para esta atuação do DER e aí então foi possível viabilizar a estrada. No início de 1986, portanto, com o orçamento de 86, teremos condições de realizá-la ainda dentro do atual governo satisfazendo a essas necessidades fudamentais da região. Eu acho que é um momento importante mesmo de realização deste governo.”

JOSÉ GREGORI, secretário de Descentralização e Participação

“Ele quis dizer que aquela obra que toda a comunidade, que toda a região, que toda a cidade de São Roque desejavam há tanto tempo e já tinha até o direito de descrer que algum dia fosse feita porque se passaram quase 14 anos de espera. E agora nós, no último ano, começamo a mostrar que esse governo faz o que os outros não fizeram. E assim que se afirma, se caracteriza e se protagoniza um govenro. Quando ele faz aquilo que os outros não fizeram. Quando ele faz o específico, quando ele marca com uma forma específica a sua maneira de atuar e tudo isso nós fizemos meus amigos e mais vamos fazer, mas sem retirar a liberdade de ninguém. Pelo contrário, assegurando essa liberdade. Sem tirar a democracia de ninguém. Pelo contrário, dando democracia.

Portanto, São Roque, governo do Estado e o governador Montoro, hoje, podem estar orgulhosos que estão fazendo aquilo que ninguém fez com esse adendo que é fundamental, com liberdade e democracia.”

FRANCO MONTORO governador

“Eu quero me congratular com São Roque porque soube lutar, soube demonstrar a objetividade da sua reivindicação. O estudo feito pelos órgãos do governo nos levaram a essa conclusão e diante disso eu quero agora no ato que vou assinar fazer o coroamento disso, determinando e autorizando a realização desta obra que será inaugurada durante o nosso governo. Eu irei ali a São Roque para junto com vocês colher os frutos deste trabalho de todos nós. Parabéns, a São Roque por esse resultado. [aplausos]

ORESTES QUÉRCIA vice-governador

“É uma obra que realmente falta a São Roque. Uma obra fundamental acredito para aqueles empresários que estão aqui e que sabem que é fundamental o desenvolvimento do nosso estado. Eu acho que é muito importante a obra. gostaria de me congratular com vocês, pelo prefeito, pelo nosso partido [PMDB], pelos partidos que se integraram a mesma luta e pelo governo através do Serra [secretário Planejamento] e pelo governador que atendeu a obra.

MÁRIO LUIZ CAMPOS DE OLIVEIRA prefeito de São Roque

“Só nos resta agradecer. Aliás, nós temos recebido muita coisa do senhor. É por isso que nós sempre confiamos. O senhor sabe que nós somos batalhadores leais da sua administração. Nos momentos mais difíceis nos estivémos sempre juntos e estaremos sempre juntos. Porque acreditamos na sua honestidade, no seu governo democrático, nas coisas boas e inovadoras que o senhor nos trouxe. Eu sou prefeito pela segunda vez e posso avaliar bem isso. Então, nos sentimos uma grande mudança e senão fazemos mais é porque não estamos habituados ainda com a democracia. Nós custamos a nos habituar com ela, mas acredito que nós vamos chegar lá.

Está obra, que hoje o senhor autorizou, representa a grande aspiração da comunidade. A sua administração será coroada com essa obra. Não digo que ela seja mais importante que as outras. Politicamente é. É uma obra de desafio e que vai repercutir não só em São Roque como em toda a região. Em nome de toda a comunidade aqui presente, nos gostaríamos de agradecer mais uma vez ao senhor. Veja bem a importância, foi a primeira audiência que pedi oficialmente ao senhor porque todas as pequenas coisas não precisou chegar até o senhor. Seus secretários, seus assessores resolveram a contento. Muito bem, São Roque sente-se satisfeito. E nós juntos tivemos quase 80% dos votos de São Roque e não podemos decepcionar aquela população. Portanto, muito obrigado!”

ENTREVISTAS À RÁDIO UNIVERSAL DE SÃO ROQUE

FRANCO MONTORO governador

“Eu quero cumprimentar São Roque e toda a sua população pela ação conjugada de todas as suas lideranças. O acesso que acaba de ser autorizado, cujas obras se iniciarão em breve, representa a concretização de uma velha aspiração da cidade. Há 14 anos, pelo menos, se luta por isso. Foi a união da cidade, a unificação de todos os seus líderes em torno desse propósito e a verificação dos recursos que puderam ser obtidos que nos permitiram a autorização e decretação desta medida. Ela serve como amostra ao lado de outras medidas que tem sido realizadas em São Roque em colaboração da prefeitura com o governo [do Estado], nós damos mais um passo na construção daquilo que se podia chamar a nova democracia brasileira. A partir das bases, concorrência feita no próprio local, atendendo as sugestões, problemas e as circunstâncias locais vai ser realizada mais esta obra.

Neste fim de ano, quero cumprimentar a população de São Roque pela sua grande contribuição dada ao nosso desenvolvimento, à nossa cultura e ao civismo. 1986 será marcado seguramente pela campanha da constituinte para que se debatam os problemas da nova constituição brasileira. Parabéns, a São Roque pelos exemplos que tem dado a São Paulo e ao Brasil

ORESTES QUÉRCIA vice-governador

“Gostaria de me congratular com o povo de São Roque através da Rádio Universal. Nós estamos aqui neste momento muito alegre por São Roque, pelo povo de São Roque, pelo fato do governo de São Paulo, o governador Franco Montoro, ter assinado já a autorização pra que seja construída a estrada que ligará São Roque à Rodovia Castello Branco. É uma antiga reivindicação que vai de alguma forma trazer uma arracada muito grande para São Roque. De forma que eu me congratulo com o povo de São Roque por esta conquista, como disse o governador do estado, como político que tem uma profunda ligação com São Roque, também fico muito satisfeito.

Vanderlei Luiz: E nós estamos esperando de braços abertos mais uma visita do vice-governador Orestes Quércia.

“Obrigado! Aproveito o ensejo para desejar a todos os são-roquenses, aos brasileiros da cidade, do município e da região as maiores felicidades tendo em vista o próximo Natal e que sejam todos felizes e também um bom ano novo.

JOSÉ SERRA secretário de Planejamento

“Bom nós estamos aqui em um momento importante que compareceram aqui ao Palácio, ao gabinete do governador Montoro, os representantes de toda a comunidade de São Roque. Ouviram do governador, a disposição do governo de Estado, de fazer a obra de ligação de São Roque com a Castello Branco. Acabou de dizer o secretário [Adriano Branco, Transportes] que a obra será licitada logo, iniciada em março e nós esperamos concluí-la dentro do governo Montoro. É uma obra realmente critica para a comunidade de São Roque. A comunidade agora está sendo atendida. Isto vem de 1972, são 15 anos ou quase 14 anos espera e como em diversas coisas o governador Montoro não promete, ele cumpre aquilo que é o atendimento da necessidade da população”

ANTONIO CARLOS PEREIRA RIOS (PMDB) presidente da Câmara Municipal de São Roque

“Sem dúvida o acesso à Castello Branco é a reivindicação número um do povo de São Roque. Foram três anos de trabalhos árduos junto as secretarias. Hoje, temos aqui coroado esse trabalho.”

Vanderlei Luiz – questiona a presença de uma grande comitiva de São Roque

“Sem dúvida alguma. Isso demonstra inclusive o interesse de toda a coletividade da cidade para com essa obra. Estiveram hoje aqui no Palácio, todas as entidades de classe, indústrias, os vereados, prefeito, vice-prefeito. Portanto, mostrando mais uma vez que realmente essa obra era uma obra de fundamental importância para o município.

MARCOS FRANCO gerente da Metalur

“O que foi conseguido hoje aqui junto ao governador é uma coisa que foi de vital importância para o município e principalmente para os habitantes de Araçariguama, que futuramente, daqui a um ano mais ou menos, terão um contato mais permanente com a cidade o que facilitará a ascenção ou desenvolvimento cultural e sobre todos os aspectos principalmente social com o município de São Roque.

Além disso, todos os funcionários, principalmente da Metalur, onde a gente tem ônibus que nos dias de chuvas tem que andar 60 quilômetros para chegar à fábrica dando volta por Itapevi. Eles terão em apenas 15 minutos esse acesso. Além disso, o que é mais importante que naturalmente se criará um polo industrial naquela região o que contribuirá muito, muito mesmo, para que São Roque cresça rapidamente.

Vanderlei Luiz – a Metalur sofre com a chegada de mercadorias de São Roque

“Felizmente, as nossas máquinas ou da Prefeitura deixarão de ter esse trabalho, podendo trabalhar em outras obras, pequenas obras, também de importância para o municípes locais.”

MÁRIO LUIZ CAMPOS DE OLIVEIRA prefeito de São Roque

“Hoje, nós estamos super satisfeitos após esta audiência com o senhor governador em que ele na presença de três secretários de Estado, o secretário [José] Serra [Planejamento], secretário dos Transportes, Adriano Branco; o secretário da Descentralização, deputado* José Gregori; vice-governador Orestes Quércia, dez vereadores de São Roque, toda a sociedade civil, industriais, sindicatos, igrejas, toda a comunidade, lutando para que essa obra saísse. Essa obra hoje foi autorizada pelo governador. Portanto, dia 17 de dezembro de 1985 é um dia histórico para São Roque. Nós conseguimos a obra de maior envegadura dentro do município. Vai coroar a administração do PMDB não só em São Roque, na região.

O governador que tem feito muitas obras sociais, mas que o povo não consegue enxergar porque elas representam serviço, vai ver agora nessas obras de pavimentação, como é o caso da vicinal do Sorocamirim [atual Estrada do Vinho] e agora no acesso de São Roque à Castello Branco, vai vislumbrar então um grande progresso para o nosso município. Nós queremos agradecer aos secretários, ao governador Montoro por essa obra magnifíca que eles autorizaram hoje para São Roque.

“As obras entrarão em concorrência pública no início de 86 e normalmente deverão ser iniciadas em março. Segundo o senhor secretário dos Transportes é uma obra de seis a oito meses de duração, então ela será inaugurada no decorrer de 1986.

Vander Luiz. No domingo, nós demos os parabéns pela inauguração de mais uma escola municipal [EMEI Santo Antonio/Jardim São José] e hoje nós temos novamente o prazer de parabenizar o prefeito Mário Luiz por mais esta grande obra.

“É sempre uma satisfação quando se pode conseguir coisas. A administração não é feita somente de momentos tristes, ela tem momentos alegres como o de hoje. Os tristes nós temos que enfrentar porque faz parte da administração. Nós sabíamos que a administração pública não é um mar de rosas, tem dificuldade, os recursos são escassos, as reivindicações são muito grande, mas isso faz com a gente tempere os nervos a energia [ou sinergia] e parta na luta em benefício da população.

Hoje estamos satisfeito e queremos mais uma vez parabenizar a Rádio Universal pela cobertura aqui Vanderlei, vocês foram magníficos, vieram aqui ouviram o governador, ouvindo os secretários e ouviram de viva voz a autorização desta importante obra. Muito obrigado, a Rádio Universal.

*Eleito deputado estadual (1982), José Gregori licenciou-se para assumir a Secretaria de Descentralização e Participação no Governo Franco Montoro (1983/1986).

 

 

Revisado

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *