Fim de perícias médicas em São Roque: INSS promete uma posição nesta sexta-feira
O superintendente Regional Sudeste (Estado de São Paulo) do INSS, José Carlos Oliveira, assumiu o compromisso de elaborar até sexta-feira (15) um estudo de demanda da microrregião para constatar se São Roque pode se tornar um polo regional na realização de perícias médicas.
O anúncio foi feito na quarta-feira (13) após reunião, em São Paulo, com o prefeito de São Roque, Claudio Góes, os vereadores Júlio Mariano, Etelvino Nogueira, Rafael Tanzi e Niltinho Bastos, e o assessor do deputado federal Vitor Lippi, Luiz Salmeron. O gerente executivo do INSS de Sorocaba, Décio Araújo, também participou do encontro.
A mobilização ocorreu a partir de segunda-feira quando médicos peritos procuraram os vereadores durante a sessão da Câmara Municipal para comunicar que a agência local deixaria de realizar perícias a partir de 11 de abril.
Junto veio o comentário da possibilidade do fechamento da agência devido a redução de funcionários nos últimos anos.
José Carlos Oliveira garantiu que a agência não será fechada, tanto que foram realizados recentemente investimentos na climatização do prédio na Avenida John Kennedy e a renovação contrato de locação por mais cinco anos.
Quanto ao remanejamento de perícias médicas para Sorocaba, disse que o procedimento passou para o Ministério da Economia tirando a prerrogativa no INSS.
Explicou que esta alteração do Governo Federal foi feita por medida de contenção de gastos com a edição da medida provisória (MP) 817/19.
Disse que no caso de São Roque existem duas opções. A transferência das perícias para Sorocaba ou transferir para a cidade outras demandas regionais para que se tenha um aumento no número de atendimentos.
Em entrevista ao programa Linha Aberta, o vereador Júlio Mariano disse que a agência de São Roque já tem essa função regional atendendo Mairinque, Araçariguama, Alumínio, Ibiúna, Piedade e cidades da Grande São Paulo, casos de Vargem Grande Paulista, Itapevi e outras cidades.
O prefeito Claudio Góes destacou a mobilização da comunidade desde a reunião ocorrida em seu gabinete na terça-feira com a presença de médicos peritos, representantes da OAB-São Roque e outras lideranças.
“Transferir as perícias seria um grande prejuízo, principalmente para as pessoas em maior necessidade como aposentados, pensionistas, pessoas que buscam auxílio doença que teriam que se dirigir a Sorocaba. Temos essa agência instalada aqui desde 1969 e vamos lutar para mantê-la”, disse.