Fibromialgia: carteirinha que permite atendimento prioritário começa a ser emitida
Assessoria de Imprensa
O vereador Cabo Jean recebeu nesta semana a informação de que as carteirinhas que dão o direito ao atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia começaram a ser emitidas pelo Departamento do Bem Estar Social, da Prefeitura de São Roque.
Dessa forma, entra em prática o Decreto Municipal nº 9.425/2020 que regulamentou a Lei nº 5.092/2020 de autoria do vereador.
Poderão solicitar a carteirinha as pessoas que comprovem a existência da enfermidade através de laudo emitido por médico reumatologista, devendo também apresentar documentos pessoais.
Cabo Jean é o autor da lei municipal que dispõe sobre o atendimento preferencial e explica que as pessoas que sofrem com a doença poderão ser atendidas prioritariamente em órgãos e empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas em São Roque.
Fibromialgia é uma síndrome comum na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
“Estou feliz por essa lei, pelas carteirinhas, mas principalmente, por saber que poderemos amenizar ao menos um pouco o sofrimento de quem tem fibromialgia ao permitir que sejam atendidas prioritariamente”, destacou Cabo Jean.