Esta mais fácil encontrar um caso positivo em São Roque?
Mas mais do que isso, mostra que a diferença entre os números de novos testes e novos casos está cada vez menor.
Isso significa que a cada dia é preciso fazer menos testes para achar um caso positivo. A linha amarela (número de testes necessários para encontrar um caso positivo) indica isso:
Ou seja, é cada vez mais fácil achar um caso positivo.
Portanto, o aumento do número de testes explica parte do aumento de casos, mas não explica porque é necessário cada vez menos testes para achar um caso positivo. E não é possível responder a questão com os dados expostos, apenas apresentar hipóteses.
Ou seja, apesar de sabermos que está mais fácil encontrar um caso positivo, não sabemos o porque.
Algumas hipóteses: 1) Existem mais pessoas infectadas na cidade; 2) Os testes estão sendo realizados em pessoas com sintomas mais graves, ou seja, que tem mais chance de estarem infectadas; ou 3) Os testes em pessoas que não apresentam nenhum sintoma, e portanto tem menos chance de estarem contaminadas, diminuíram.
Como dito acima, não é possível saber o porquê com os dados existentes.
– Média Móvel = A média móvel é um recurso estatístico utilizado para suavizar a curva do gráfico, com objetivo de evitar discrepâncias por conta do final de semana (onde o ritmo dos laboratórios diminui) ou de qualquer outra dia que tenha um número muito diferente do padrão.
No caso, a média móvel usada é de 7 dias, sendo os três dias anteriores, mais os três dias posteriores e o dia em si, dividido por sete. É o mesmo método utilizado pelo DATA UK, da Grã-Bretanha (https://coronavirus.data.gov.uk/about)
– Número de testes necessários para encontrar um caso positivo = A divisão entre o número total de testes com resultado (ou seja, excluindo os testes que aguardam resultado) pelo número total de testes positivos