Especialista do Senac Sorocaba dá dicas de ergonomia para manter o bem-estar no ambiente de trabalho
Passar a maior parte do dia sentado, no caso de quem trabalha em escritório ou em pé, principalmente para quem atua no comércio, pode acabar resultando em dores corporais.
Para não terminar o expediente com incômodos nas costas, pernas e pés, Karina Machado Rodrigues, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Sorocaba, dá algumas dicas de ações preventivas.
Para quem fica por muito tempo em frente ao computador, a postura deve ser a mais confortável possível.
A tela deve estar na altura dos olhos e a cadeira precisa ter ajuste de altura, com estofado confortável, apoios para braços e encosto.
O quadril deve estar encaixado na cadeira, o que significa aproximá-lo o máximo possível do encosto, colocando o peso do corpo sobre os glúteos, a coluna ereta e os pés no chão ou sobre algum apoio, caso não encostem no piso.
“Outro fator importante é alternar as posturas entre sentado e em pé e fazer alongamentos entre as jornadas, o que ajuda muito a diminuir as tensões geradas pelos vícios posturais”, explica a docente.
“O ideal é a cada duas horas fazer um intervalo curto para descansar os olhos da tela do computador: “abra e feche os olhos por 15 segundos. Esse movimento de piscar ajuda a diminuir o efeito de ressecamento dos olhos. Também troque de postura e caminhe um pouco. As pausas evitam dores no corpo”, ressalta Karina.
Já para quem trabalha em pé, a orientação são os alongamentos a cada duas horas para relaxar a musculatura, prevenir lesões, evitar a fadiga e o inchaço nas pernas.
O uso de calçados confortáveis também faz a diferença e impede dores e lesões. O ideal são sapatos macios e sem saltos. No caso dos fechados, é importante não estarem apertados para evitar o inchaço.
A ginástica laboral também é uma atividade física que contribui para diminuir as lesões, principalmente para quem exerce movimentos repetitivos e até aumentar a concentração no trabalho. Ela pode ser realizada em qualquer local da empresa.
“Os exercícios podem ser feitos antes, durante e ao término do expediente. Eles ajudam a alongar a musculatura do corpo e também contribuem para a socialização, criando um ambiente de trabalho mais integrado”, conclui.
Pós-graduação em meio ambiente, segurança e saúde no trabalho
Para quem se interessa pela área de saúde e segurança no trabalho, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação. São eles: Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, que tem início no dia 1º de março, com aulas nas terças e quintas, das 19h40 às 22h40, e aos sábados, das 9 horas às 12h40.
E Pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI), que tem início no dia 3 de março, com aulas aos sábados, das 9 horas às 17h20. Inscrições e outras informações no Portalwww.sp.senac.br/posgraduacao.
Serviço:
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Data: a partir de 1º de março de 2018
Horário: às terças e quintas, das 19h40 às 22h40, e aos sábados, das 9 horas às 12h40
Carga horária: 362 horas
Pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI)
Data: a partir de 3 de março de 2018
Horário: aos sábados, das 9 horas às 17h20
Carga horária: 360 horas
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Período: até 1/3/2018
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/posgraduacao
Local: Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência