Escolha os nomes das corujinhas que nasceram na Saneaqua em Mairinque
Duas corujinhas nasceram na Estação de Tratamento de Água de Mairinque e a Saneaqua lançou uma enquete para escolher o nome dos novos moradores.
No Facebook da Saneaqua estão disponíveis três opções:
Fiscal & Carvalhal
– referência aos dois mananciais responsáveis pela maior parte da captação e distribuição de água bruta na cidade
Mai & Rinque
– homenagem à cidade que comemora 130 anos dia 27 de outubro
Sane & Acqua
– em comemoração aos dez anos da empresa na cidade que ocorre no dia 5 de outubro
A votação começa nesta quarta-feira (30 de setembro) e prossegue até sábado (3 de outubro). Para votar clique aqui.
Os papais corujas vivem há 10 anos na Estação de Tratamento de Água de Mairinque e pela primeira vez a família ganhou novos integrantes. São corujas buraqueiras que habitam a região sudeste do país.
Os funcionários estão acostumados com o casal e foram surpreendidos em uma manhã quando os filhotes deixaram o ninho pela primeira vez.
“A coruja buraqueira é uma ave tímida. Por isso, as corujas passam o dia cochilando no sol próximas ao ninho na área verde da empresa. Para nós foi uma grande surpresa ver os filhotes”, comenta Joice Pereira Martins, responsável pela área de Meio Ambiente da Saneaqua.
A época de reprodução começa entre março e abril. São em média de 6 a 11 ovos e quando os filhotes nascem a responsabilidade de criar e dos machos.
A Saneaqua procurou o Centro de Manejo de Fauna Silvestre de Mairinque que enviou parecer informando não ter nenhum problema as corujas utilizarem o terreno para a construção de tocas ou ninhos desde que seja submetidas a cuidados humanos, restritas a viveiros ou gaiolas ou sendo adotadas como animais de estimação.
“Os funcionários da Saneaqua não alimentam ou tocam os animais. As aves são silvestres e escolheram o local apenas para a procriação e moradia”, ressalta Joice.