NOTÍCIAS

Enterro do ex-prefeito de São Roque Mário Luiz Campos de Oliveira será sábado, às 16 horas.

 

O sepultamento do ex-prefeito de São Roque, Mário Luiz Campos de Oliveira (88 anos), que faleceu nesta sexta-feira (2 de dezembro), será neste sábado às 16 horas no cemitério da Paz, em São Roque. Há alguns anos tinha problemas cardíacos e a situação se agravou nos últimos meses.

Mário Luiz (12 de junho de 1928) foi prefeito de São Roque em duas oportunidades 1960/63 e 1983/88. É sem dúvida alguma um dos grandes filhos de São Roque  com administrações que conquistaram elevada aprovação da população.

Mário Luiz prefeito de São Roque por 10 anos

No final dos anos 50, representou a renovação política de São Roque sendo apresentado em um famoso jingle eleitoral como “moço bom engenheiro”.

OUÇA O JINGLE DA CAMPANHA DE 1959

Na eleição de 4 de outubro de 1959, Mário Luiz somou 2.929 superando Abel de Almeida (2.200) e Benedito de Góes, o Nenê da Farmácia (1708).

No primeiro mandato teve Vasco Barioni como vice-prefeito.

Sempre defendeu seus ideais com firmeza e por isso foi perseguido e preso durante a revolução militar de 1964.

Com a volta da democracia, elegeu-se prefeito de São Roque pela segunda vez no dia 15 de novembro de 1982 tendo Zito Garcia como vice-prefeito para o mandato de 1983/1988.

Obteve uma estrondosa votação conquistando 68,28% dos votos válidos (15.083). O PDS concorreu com três candidatos do PDS: Newton Bastos (1.789), Donaldo Lopes (1.524) e Pedro Costa (731). A disputa teve ainda dois candidatos do PT: Mário Judica (284) e Dimas Ferreira de Carvalho Júnior (259).

O partido de Mário Luiz, o PMDB, por conta do voto vinculado elegeu 12 dos 15 vereadores da Câmara de São Roque.

No dia da posse, São Roque foi duramente castigada por um temporal com enchente em vários pontos da cidade.

Os seus governos sempre foram voltados para o social com grandes investimentos na saúde e na educação.

Costumava lembrar que nos anos 60 construiu as duas primeiras escolas de educação infantil de São Roque, os parquinhos (como eram chamados) do Bandeirantes (Chapeuzinho Vermelho) e da Praça da República (Reino da Garotada).

Quando assumiu para o segundo mandato, praticamente a cidade contava as mesmas unidades. Foi quando construiu Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) em praticamente todas as regiões da cidade.

Dedicou atenção especial à rede básica de saúde sempre preocupado com a redução dos índices de mortalidade infantil e programas como o SISO (Serviço Integrado de Saúde Oral).

A construção do acesso de São Roque à Rodovia Castello Branco foi uma das grandes conquistas do segundo governo. Destaque também para a compra da Brasital com a transformação da antiga tecelagem em centro cultural.

Mário Luiz teve a felicidade de administrar São Roque em momentos em que o Estado de São Paulo foi comando por governadores que realizaram grandes investimentos em obras. Carvalho Pinto (1959/1963) no primeiro governo e depois Franco Montoro (1983/1986) e Orestes Quércia.

Ao deixar a Prefeitura (1988), quando fez o sucessor Zito Garcia, Mário foi para a Brasital onde desenvolveu uma série de projetos culturais.

Esportista foi um dos fundadores do Grêmio União Sanroquense.

No futebol, tinha o apelido de “Enxadão” tanto que durante a primeira campanha foi montado um time com esse nome para ajudar a divulgação do nome do jovem candidato.

Era um apaixonado pelo atletismo despertando em jovens sanroquenses o interesse pela modalidade e a conquista de resultados expressivos.

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Mário Luiz deixa a esposa Odila Amélia Tagliassachi Campos de Oliveira e os filhos Luiz Cláudio, Luís Guilherme, Lis e Léa e duas netas.

O corpo está no velório municipal e o sepultamento será neste sábado (3), às 16 horas, no Cemitério da Paz.

Nossos sentimentos aos familiares e neste momento em que o Brasil atravessa profunda crise política que os nossos governantes possam ter como exemplo o legado deixado por Mário Luiz.

Um sanroquense que tinha potêncial de sobra para voos mais altos na vida pública brasileira, mas que preferiu se dedicar com todo empenho à nossa São Roque.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

2 thoughts on “Enterro do ex-prefeito de São Roque Mário Luiz Campos de Oliveira será sábado, às 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *