ARQUIVO VIVO JORNAL O DEMOCRATAGALERIANOTÍCIAS

Em 1980, padre Elizeu de Camargo ordenado pelo papa João Paulo II, no Maracanã. Sacerdote são-roquense faleceu aos 38 anos

A COLUNA ARQUIVO VIVO É PUBLICADA SEMANALMENTE NO JORNAL O DEMOCRATA

Padre Elizeu ordenado pelo papa João Paulo II,  no estádio do Maracanã, em 2 de julho de 1980

O Brasil recebeu pela primeira vez a visita de um papa entre os dias 30 de junho e 12 de julho de 1980. João Paulo II esteve Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza. Milhões de pessoas acompanharam as missas celebradas pelo pontífice, além de suas visitas e deslocamentos com o papamóvel.

O rádio e a televisão registraram índices de audiência recordes durante uma cobertura jamais vista no país. Foi um trabalho de fôlego, realizado por jornalistas e técnicos, para que tudo pudesse ser transmitido ao vivo via Embratel – a empresa brasileira de telecomunicações criada em 1965 com a missão de integrar o país por meio de comunicações de longa distância.

Cada brasileiro que acompanhou a visita guarda um momento especial. Nós, são-roquenses, fomos além. Afinal, estivemos representados na missa campal celebrada pelo papa no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 2 de julho. Diante de um público estimado em 160 mil pessoas, o ponto alto foi a ordenação de 74 padres. Entre eles, o são-roquense Elizeu Antonio de Camargo, filho do vinhateiro João Camargo (Vinhos Canguera) e de Arary Góes de Camargo (Dona Lali), irmão de Vera, Adélia e Édson Canguera, e neto de Senhorinha Godinho e Brasil Góes.

O jornal O Democrata publicou várias reportagens sobre a ordenação do padre Elizeu. Na primeira delas, intitulada “Papa ordenará são-roquense”, o jornal relatou ter recebido o convite para a cerimônia, com o seguinte teor: “Eu, diácono Elizeu A. Camargo, serei ordenado presbítero pela imposição das mãos do papa João Paulo II. Para esta celebração de fé, convido toda a família.”

Jornal O Democrata noticia a ordenação do são-roquense Elizeu Antonio de Camargo por João Paulo II, na primeira visita de um papa ao Brasil em 1980

O Democrata trouxe detalhes da cerimônia, destacando a presença de uma comitiva de São Roque que viajou mais de 400 quilômetros em um ônibus fretado. Édson Canguera, que tinha 15 anos na época, lembra da viagem e das emoções vividas no Maracanã: “Somente os meus pais tiveram acesso ao gramado. Fiquei na arquibancada com o padre Renato Litério e outros convidados. A famosa geral do estádio ficou livre para a passagem do papamóvel”, recorda.

De volta a São Roque, padre Elizeu celebrou sua primeira missa no dia 12 de julho, na Capela de Santa Cruz, em Canguera, onde residiam a maioria dos familiares e amigos. No dia 16 de julho, presidiu a missa de encerramento da Novena de São Roque, na Igreja Matriz.

Em 12 de julho de 1980, primeira missa celebrada pelo padre Elizeu na Capela de Santa Cruz (Canguera), local onde nasceu. Jornal O Democrata 12 de julho de 1980

Passou por várias comunidades e assumiu a Paróquia de Ibiúna, onde idealizou a Procissão dos Lavradores, dentro da Festa de São Benedito. Uma iniciativa de sucesso que, neste ano, reuniu mais de 600 tratores. Atuou também nas paróquias de Barueri e Cotia, despedindo-se em 9 de outubro, quando seguiu para Roma, onde permaneceria por quatro anos para realizar o doutorado em Liturgia.

MORTE PRECOCE

Lamentavelmente, padre Elizeu contraiu uma infecção pulmonar e faleceu com apenas 38 anos, em 3 de junho de 1991. O velório ocorreu em São Roque, na Capela do Colégio São José. O bispo Dom Francisco celebrou a missa de corpo presente, com a participação de 40 sacerdotes. “Uma lenta e longa doença debilitou a sua saúde. No sofrimento, celebrou a sua Eucaristia sabendo dar tudo ao Senhor”, escreveu frei Patrício Sciadini.
O Arquivo Vivo agradece aos irmãos Édson e Adélia pelo envio das fotos, inclusive da ordenação diaconal — primeiro passo rumo ao sacerdócio — ocorrida em 24 de abril de 1980, em Canguera, com a presença de Dom Paulo Evaristo Arns.

Elizeu com os pais João de Camargo e Arary: emoção na ordenação diaconal em Canguera (23/04/1980). Foto Família Padre Elizeu

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *