Dom José Maria Pinheiro bispo emérito de Bragança Paulista no Encontro de Ex-alunos do Seminário do Ibaté
AQUI A ENTREVISTA COMPLETA COM DOM JOSÉ MARIA MACHADO
O bispo emérito de Bragança Paulista, Dom José Maria Pinheiro, participou do XVI Encontro de Ex-Alunos do Seminário do Ibaté no dia 23 de agosto de 2025. Nascido em Nazaré Paulista (31 de julho de 1938), entrou, em 1951, na terceira turma do Seminiário Menor Metropolitano do Ibaté (São Roque/SP), onde estudou por sete anos e depois seguiu para o Seminário Maior, no Ipiranga , em São Paulo. Foi ordenado padre em 27 de dezembro de 1964 na Igreja de Nossa Senhora Salete (São Paulo, bairro de Santana) pelo arcebispo Dom Agnelo Rossi.
Em São Paulo, trabalhou nas paróquias de Nossa Senhora da Consolação, Santa Zita (Vila Maria) e Santuário de Nossa Senhora da Penha. Em 1975, foi pároco na cidade natal de Nazaré Paulista
A pedido do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, aceitou o convite para ser padre missionário em Itacoatira (AM) por dois anos. No entanto, na véspera do embarque, Dom Paulo avisou que o período seria de três anos. Ele concordou e gostou tanto da região que depois seguiu para Guajará-Mirim(RO) na fronteira com a Bolívia pelo Rio Mamoré. Por fim, somou 20 anos na região norte do país.
Depois de 33 anos como padre, estava em Guajará-Mirim, quando veio a nomeação de bispo em 12 de fevreiro de 1997. A cerimônia ocorreu em Nazaré Paulista (19/04/1997) por Dom Geraldo João Paulo Verdier (Bispo Diocesano de Guajará-Mirim) e os consagrantes Dom Jorge Eduardo Marskell (prelado de Itacoatiara) e Dom Bruno Gamberini (bispo de Bragança Paulista).
Seguiu o trabalho de vigário-geral na Diocese de Guajará-Mirim e depois de bispo auxiliar. Em 2003, tranferiu-se para a Arquidiocese de São Paulo como bispo-auxiliar na região do Ipiranga (2003/05). Em 9 de março de 2005, o papa João Paulo II o promoveu bispo da Diocese de Bragança Paulista. A posse ocorreu em 8 de maio do mesmo ano e permaneceu até 2009, quando aos 70 anos decidiu apresentar o pedido de renúncia ao papa Bento XVI. Poderia desempenhar a função até os 75 anos. Em 16 de novembro de 2009, torna-se bispo emérito de Bragança Paulista e muda-se para a França e passa a ser vigário paroquial na Diocese de Pontoise (30 km de Paris).
É a segunda passagem pela França, onde esteve para realizar o Mestrado de Teologia, no Instituto Católico de Paris.
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
- FILOSOFIA: Seminários Central de Aparecida (SP) e Ipiranga (São Paulo) e Faculdade Mogi das Cruzes (SP)
- TEOLOGIA: Seminário Central do Ipiranga
- ESPECIALIZAÇÃO: Mestrado de Teologia no Instituto Católico (Paris, França)
- DIREITO: Faculdade de Guarulhos
- OUTROS CURSOS: Complementação filosófica (Mogi das Cruzes), catequese (Bruxelas, Bélgica) e Pastoral Social (IbradeS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, Rio de Janeiro)