NOTÍCIAS

Dimensionamento correto da caixa d´água oferece segurança hídrica ao abastecimento

Equipamento também é importante para reduzir a pressão da água que chega ao imóvel e aumentar a vida útil das tubulações internas

Você sabia que uma caixa d’água bem dimensionada pode ser fundamental para garantir a segurança hídrica da sua família em uma eventual oscilação no abastecimento? A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, hoje atende a 100% da área urbana do município com o fornecimento de água tratada de qualidade.

Mensalmente, são produzidos cerca de 270 milhões de litros de água. Mas para ocasiões nas quais há necessidade de manutenções em redes, reservatórios, adutoras e estações, ter um reservatório com capacidade adequada faz toda a diferença. 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as caixas d’água dos imóveis precisam suportar 24 horas de desabastecimento, no mínimo. Para o cálculo, o órgão responsável pelas normatizações técnicas nacionais considera o consumo diário de 150 litros de água por pessoa.  

Desta forma, para calcular o dimensionamento ideal para o reservatório é necessário multiplicar a quantidade de pessoas que residem no local por 150. Assim, se em uma casa moram quatro pessoas, o consumo diário médio será de aproximadamente 600 litros e essa precisa ser a capacidade da caixa d’água. 

Com o dispositivo dentro das dimensões corretas para armazenagem, nos casos em que for necessário suspender o fornecimento momentaneamente para melhorias ou reparos, ou ainda diante de uma imprevisível falta de energia elétrica, o abastecimento do imóvel não é comprometido, assim como a rotina diária. 

“A caixa d’água também é importante como um mecanismo útil para reduzir a pressão da água que chega ao imóvel. Isso tem reflexo direto no aumento da vida útil das tubulações hidráulicas internas da residência, evitando quebras e prejuízos com a consequente necessidade de reparos ou pelo desperdício de água”, frisa o gerente de operações da Saneaqua, Bruno Gravatá. 

Em Mairinque, a água tratada produzida pela Saneaqua é distribuída para 43 centros de reservação espalhados pela cidade, que são responsáveis por abastecer uma rede de tubulações com 175,4 quilômetros de extensão. O recurso chega a esses reservatórios por gravidade ou bombeamento e todos esses equipamentos são monitorados 24 horas por dia pelo centro de controle de operações da concessionária.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *