BLOG DO VANDER LUIZ

Defesa Civil do Estado realizará vistoria na Avenida Marginal nesta segunda-feira

 

Técnicos da Defesa Civil Estadual estarão em São Roque nesta segunda-feira (13) para realizar uma vistoria no trecho final da Avenida Marginal que caiu com as enchentes do ano passado.

A vistoria foi definida na sexta-feira (10) quando o prefeito de São Roque, Claudio Góes (PSDB), esteve reunido com o chefe de gabinete da Casa Militar do Estado de São Paulo, tenente coronel Homero Cerqueira, no Palácio dos Bandeirantes.

Prefeito Claudio Góes na Casa Militar com o tenente coronel Homero Cerqueira, o coronel Costa Ramos e assessor jurídico Rafael Bonino

“Essa avaliação é de extrema importância, pois assim nos permitirá imprimir mais agilidade no processo de contratação da obra de reconstrução”, postou Claudio Góes no Facebook na noite deste domingo.

Informou ainda que técnicos já iniciaram contato com o Departamento de Planejamento para acertar detalhes da vistoria.

“Segundo os representantes da Casa Militar, os técnicos poderão elaborar um laudo sobre o resultado da vistoria de imediato e em seguida entregá-lo à Prefeitura de São Roque”, acrescentou.

O objetivo de Claudio Góes é acelerar o início das obras com a contração emergencial de uma empresa. O processo licitatório tradicional pode atrasar o início das obras em mais três ou quatro meses.

“Essas ações fazem parte de um conjunto de esforços que estamos realizando com o objetivo de darmos agilidade ao início da obra, obviamente respeitando as leis vigentes”.

Na visita ao Palácio dos Bandeirantes, o prefeito esteve acompanhado do assessor jurídico, Rafael Bonino, e do ex-chefe da Casa Militar, coronel Costa Ramos que viabilizou o encontro e “a quem agradeço publicamente”, citou Claudio.

ENCHENTE COMPLETA UM ANO

 Há um ano (11 de março de 2016), São Roque foi atingida por uma grande enchente que causou prejuízo para centenas de famílias e destruição na cidade.

O final da Avenida Antonino Dias Bastos junto à Avenida Brasil foi o ponto mais atingido e doze meses depois ainda aguarda uma solução.

Um trecho de 210 metros segue totalmente interditado para o trânsito em um dos lados com prejuízo para moradores e comerciantes.

Na outra margem, apenas uma parte da pista está liberada, porém fechada para o transito de veículos pesados. Por ocasião de chuvas mais fortes também chegou em alguns momentos a ser fechado totalmente. O local corre risco de queda dos paredões como alertou a Associação dos Engenheiros de São Roque.

Sem uma solução no último ano de governo de Daniel da Padaria, a reconstrução da marginal é um dos principais desafios da atual administração que assumiu no dia primeiro de janeiro.

Claudio Góes espera que a obra esteja concluída no segundo semestre, diz que tem trabalhado neste sentido desde o primeiro dia de governo e lamentou que algumas pessoas não compreendam esse trabalho. “Burocracia não apareceu”, comentou.

Na quinta-feira passada (9), o prefeito de São Roque reuniu a imprensa para falar de vários assuntos. Entre eles, a reconstrução da Marginal.

OUÇA. CLAUDIO GÓES SOBRE OBRAS NA AVENIDA MARGINAL

Segundo o prefeito alguns pontos importantes foram concluídos pela equipe de governo. São eles:

1) Dispensa de outorga (aprovação) do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica)

2) Dispensa de outorga da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)

3)  Projeto social exigido para o financiamento da obra

4) Projeto técnico que optou pela utilização de aduelas de concreto em formato de U. Foram descartadas a utilização de concreto ciclópico (pedra e argamassa) e muro de gabião (pedras presas por fios de aço).

O QUE FALTA:

05) Aprovação da Câmara Municipal

06) Laudo da Defesa Civil da Casa Militar do Governo do Estado dando sinal verde para a contratação emergencial de uma empresa. A licitação normal pode levar de 90 a 150 dias.

07) Com a contração emergencial as obras podem começar em 30/40 dias

VEJA COMO FOI A ENCHENTE EM MARÇO DE 2016

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *