Contêineres de lixos são queimados no bairro Vinhedos; equipamentos foram instalados há poucas semanas
Há menos de um mês, a Prefeitura de São Roque começou a substituir os contêineres de lixo utilizados na coleta mecanizada. No entanto, na manhã de terça-feira (18) dois deles foram queimados no Bairro Vinhedos.
A Prefeitura registrou boletim de ocorrência e a polícia investiga o caso.
Destruir, deteriorar ou inutilizar coisa alheira, contra o patrimônio público, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista é crime com pena de detenção de seis meses a um ano ou multa.
“Além de causar prejuízos e transtornos aos moradores da região, ações como essas geram danos materiais e impactos ambientais devido a queima e o lançamento de lixo direto no meio ambiente até que se faça a reposição”, comentou a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Juliana Caldevilla.
A administração municipal pede a colaboração da população para cuidar do patrimônio público que é de todos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190.
BAIRROS ATENDIDOS
A Divisão de Meio Ambiente do Departamento de Planejamento da Prefeitura de São Roque segue com a substituição de contêineres de lixo.
Vários recipientes estão deteriorados com pelo menos dez anos de uso e exposição ao tempo.
Além do bairro Vinhedos, foram novos coletores no Jardim Suíça Paulista, Vila Lino (Caetê), Planalto Verde, Carmo, Pavão e São João Novo.
A Prefeitura de São Roque informa que a ação faz parte do cronograma para a “resolução dos inúmeros problemas encontrados na coleta de lixo do município”.
“O primeiro passo foi a licitação e a contratação de empresas para a coleta e destinação, inclusive dos resíduos de saúde”, informa.