Claudio Góes fala da volta das marias fumaças para São Roque.
O prefeito de São Roque, Claudio Góes (PSDB), disse que as marias fumaças – antes mesmo da circulação do trem turístico – irão impulsionar o turismo na região central da cidade e pretende abrir uma licitação para instalação de um café e pontos de venda de artesanatos, além da realização de eventos culturais. As locomotivas estavam em Mairinque.
VEJA A ENTREVISTA COM PREFEITO CLAUDIO GÓES
Claudio falou que as locomotivas fazem parte do patrimônio de São Roque e que mesmo fixas passarão a atrair turistas.
Mais um vez o prefeito disse que saúde e educação são prioridades, mas que o turismo recebe verba exclusiva do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento a Estâncias Turísticas) para investimentos no turismo.
São Roque tem um quinhão de aproximadamente R$ 4 milhões por ano.
Durante a entrevista lembrei de uma famosa história que conta como São Roque perdeu, em 1929, a oportunidade de receber as oficinas da Estrada de Ferro Sorocabana.
A revista “São Roque, três décadas de conquistas” (uma retrospectiva histórica), editada pela jornalista Silvia Mello, cita que a Sorocabana planejava ampliar as oficinas instaladas em Mairinque.
A direção de ferrovia parou na estação e convidou para uma reunião o presidente da Câmara, o médico Júlio Arantes de Freitas.
No entanto, o líder político disse ao emissário que não iria até a estação porque “a distância era a mesma”.
“Nunca cinco palavras foram tão poderosas”, cita a jornalista.
“Imediatamente os diretores rumaram para Sorocaba, onde foram prontamente atendidos, recebendo a doação de terrenos e ali instalando as oficinas da ferrovia.”
A decisão representou o início de uma decadência para São Roque, agravada ainda mais com a queda da Bolsa de Nova Iorque.
Claudio Góes disse que já está na estação esperando a chegada dos diretores da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e outras lideranças para definir o uso dos trilhos que precisam ser reformados.
Quando falei que gostaria de entrevistá-lo para falar da volta das marias fumaças, o prefeito Claudio Góes prontamente sugeriu que fosse na estação e não no gabinete, embora a distância fosse a mesma.