Chuvas de maio voltam a ficar abaixo da média histórica em Mairinque
Em maio novamente as chuvas ficaram abaixo da média em Mairinque de acordo com dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) que são acompanhados pela equipe de operação da Saneaqua.
Mairinque acumula desde o início do ano 305 milímetros de chuva volume 33% inferior ao registrado no ano passado. Em 2020, os primeiros meses d ano acumularam 457 milímetros.
A menor ocorrência de chuvas, que antecipou o período de estiagem de 2021, tem sido alertada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que monitora em seu site o avanço da seca em todo o Estado de São Paulo e alerta para a importância de adotar estratégias sobre o uso racional e sustentável da água.
É o mais baixo volume de chuvas registrado na cidade desde 2017, ano em que se iniciou o monitoramento pluviométrico pela concessionária de água e esgoto da cidade. No último mês de maio foram registrados apenas 35 milímetros.
“Com a redução das chuvas, os níveis dos nossos mananciais estão abaixo do esperado para esse período do ano. Embora o abastecimento ainda ocorra regularmente, o município, assim como toda a região, está em estado de alerta”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua em Mairinque.
A preocupação quanto ao estresse hídrico se estende para todo o Estado de São Paulo além de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.
O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu, em 28 de maio, um alerta inédito informando que a previsão é que ocorram chuvas abaixo da média entre junho e setembro na Bacia do Paraná, que abrange o território paulista.
PLANO DE CONTIGÊNCIA
Diante do cenário de alerta e da condição crítica de estiagem, a Saneaqua realiza em tempo real o monitoramento dos níveis das represas que abastecem a cidade e elaborou um plano de contingência para o enfrentamento dos períodos mais secos.
As ações contemplam substituições de redes, aprimoramento do sistema de controle de perdas adotado, com ações de localização e combate a vazamentos não visíveis, instalação de macromedidores e válvulas reguladoras de pressão e manutenção preventiva de poços.
A concessionária também iniciou a campanha “Jogando Junto Pela Água” para incentivar a população a fazer o consumo consciente.
A ação reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos.
“A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e pratique o uso consciente para evitar uma condição mais restritiva em relação ao recurso na cidade.
Neste momento, estamos convocando – concessionária e população – para um grande time que vai jogar pelo bem-estar de todos na estiagem deste ano”, explica o diretor.
A campanha de conscientização está com divulgações em redes sociais e será expandida para mídias locais e ações de distribuição de folhetos, além do apoio dos leituristas da concessionária, que percorrerão as ruas da cidade vestindo a “camisa” do time proposto pela campanha.
“Jogando junto pela água é uma iniciativa planejada para levar esclarecimento e conscientização à população.”
“Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária a partir deste mês em que, de fato, tem início a estiagem”, destaca Dias.