BLOG DO VANDER LUIZ

Cabo Jean desculpa-se e encerra polêmica com Piniquinho na sessão da Câmara de São Roque. Ouça os dois vereadores

Após discussão na sessão da Câmara Municipal de São Roque, na segunda-feira (22), Cabo Jean pediu desculpas às pessoas que acompanharam a discussão que teve com José Luiz Piniquinho. Cabo Jean e Piniquinho foram entrevistados no programa Linha Aberta desta quarta-feira (24). Veja abaixo o momento da discussão e na sequência entrevista na íntegra com os dois vereadores.

No calor da discussão, Cabo Jean disse várias vezes iria representar (denunciar) Piniquinho que “estava faltando com respeito” ao insistir no pedido de uso da palavra.  

Jean alegou que ele não tinha direito de se manifestar porque não foi citado nominalmente durante o pronunciamento de Alfredo Estrada e no aparte de Niltinho Bastos que discutiam sobre o transporte público.

No entanto, Piniquinho não estava pedindo direito de resposta. Ele disse que contestava o fato do primeiro vice-presidente Cabo Jean ter assumido o comando da sessão sem que o presidente Maurinho Góes tivesse passado o cargo. “Aqui está sem regimento”, disse Piniquinho antes de ter o microfone cortado a pedido de Jean.

“O senhor foi citado em algum momento? Então, o senhor não tem questão de ordem”, rebateu Jean que disse várias vezes que a palavra estava com Etelvino Nogueira, o próximo vereador inscrito para usar a tribuna.

Alguns minutos depois, Maurinho retomou ao comando da sessão, mas a discussão continuou. Finalmente, Maurinho deu a palavra ao vereador Etelvino, que diante do clima formado e das conversas paralelas pensou em desistir do pronunciamento.

Maurinho é presidente da Câmara de São Roque desde janeiro e nesse período em algumas vezes deixou a presidência sem passar o comando para o vice-presidente. Piniquinho tinha notado essa falha e esperava uma oportunidade para se manifestar.

“Eu simplesmente pedi a questão de ordem para justamente colocar ordem naquela sessão. Ele entendeu que estava pedindo um aparte. Mas na verdade isso já foi sanado. O Cabo Jean já conversou comigo, tivemos uma conversa franca. É um tipo de coisa que vai acontecer mais vezes. Tem projetos polêmicos por aí. É a vontade de acertar”, resumiu Piniquinho.

Por sua vez, Cabo Jean lamentou o ocorrido. “Antes de mais nada, quero ter a humildade de deixar bem claro a todos que foi uma situação desagradável. Gostaria de pedir desculpas a todos que tiveram acesso a toda essa situação que ao final das contas trouxe um peso muito negativo para cima da Câmara como um todo. Foi uma situação que ocorreu naquele momento e que de minha parte não mais ocorrerá, independente do que for”, disse Cabo Jean

Vereador Cabo Jean: situação desagradável que trouxe peso negativo para a Câmara
Vereador José Luiz da Silva César (Piniquinho)

PASSAGEM DA PRESIDÊNCIA

Existe um ritual no legislativo onde o presidente passa o comando da sessão ao vice-presidente toda vez que precisa se ausentar do plenário, quando defende uma propositura de sua autoria ou simplesmente quando ocupa a tribuna.

O ex-vereador e comentarista do programa Linha Aberta, José Carlos Baroni Garcia (Zé Balaio) disse que a sessão do legislativo tem ritos e determinações que devem ser seguidos para o bom funcionamento da casa.

“Essas formalidades precisam estar claras porque a sessão transcorre e o vice-presidente investido na função de presidente toma decisões. Ele vai mediar discussões. Pode dar interpretação a determinada matéria que esteja em pauta. É a posição dele que não pode ser contestada. Só que não houve essa transição e o vereador [Piniquinho] cobrou isso. Ao levantar essa questão de ordem deixou em xeque uma situação que não estava bem feita, embora ele [Cabo Jean] seja o legítimo vice-presidente ele sequer estava na cadeira do presidente. A questão de ordem deveria ter sido atendida pelo Cabo Jean”, analisou Zé Balaio que elogiou a postura de Jean de pedir desculpas.

Cabo Jean disse que pretende alinhar com Maurinho como será a partir de agora a transição da mudança de comando da mesa durante as sessões.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *