GALERIA

Araçariguama

O munícipio de Araçariguama emancipou-se de São Roque com a realização de um plebiscito em 19 de maio de 1992, quando 95% dos moradores do distrito votaram “sim”. No entanto, Araçariguama tinha sido município ate sr incorporado na década de 1930 a São Roque. A construção da Rodovia Castello Branco permitiu que Araçariguama recebesse indústrias, aumento da população e representar boa parte da arrecadação de São Roque.

Abaixo publicações em jornais; novas notas serão incoorporadas a partir de pesquisas.

1890 – Município de Araçariguama (Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

O Estado de São Paulo 1.384.753 habitantes (recenseamento 31/12/1890) com 136 munícipios e 170 paróquias.

1900 – A Câmara Municipal de Araçariguama pediu ao governo providências no sentido de serem feitos os consertos de que necessita a estrada entre aquela vila e a estação de São João (distrito de São Roque). Correio Paulistano  01/02/1900

1900 – Aprovado o contrato de celebração com a Câmara Municipal de Araçariguama para as obras de reparação da estrada que vai daquela localidade à estação de São João. Correio Paulistano 11/03/1900.

1900 – O secretário do Interior pediu informações às Câmaras Municipais de Araçariguama e Vila bela, sobre o fato de terem negado luz aos quartéis respectivos, quando a elas competem tal fornecimento por disposição da lei. Correio Paulilstano 25/03/1900.

1900 – Câmara dos Deputados de São Paulo, sessão ordinário 2 de agosto, presidente Carlos Guimarães. Primeira discussão do projeto 32/1900 autorizando o governo a abrir crédito de 8:007$651 (8 contos, 7 mil e 651 réis) para o pagamento de despesas feitas pela Câmara Municipal de Araçariguama com trabalhos na Estrada da Estação de São João Novo vai àquela localicade. Correio Paulistano 03/08/1900

1902 – Município de Araçariguama (Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

O Estado de São Paulo 1.384.753 habitantes (recenseamento 31/12/1890) com 136 munícipios e 170 paróquias.

1903 – Município de Araçariguama (Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

O Estado de São Paulo 2.568.779 habitantes com 171 munícipios e 266 Distritos de Paz.

Araçariguama – Vila por Lei Provincial nº 43 de 16 de abril de 1874 e nesse mesmo ano instalada. Compreende a Paróquia de Nossa Senhora da Penha. População: 2.707 habitantes. Produz café, feijão, farinha, milho e mandioca. Sem agência urbana, repatições que emitem vales, pagam vales ou distribuição domiciliaria.

1904 – Município de Araçariguama (Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

O Estado de São Paulo 2.568.779 habitantes com 171 munícipios e 266 Distritos de Paz. Araçariguama com as mesmas informações de 1903. Habitantes: 2.707 e a Paróquia de Nossa Senhora de Araçariguama.

1905 – Município de Araçariguama (Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

O Estado de São Paulo com a mesma população de 1904, número de municípios e Distritos de Paz. Araçariguama com as mesmas informações de 1903. Habitantes 2.707 e a Paróquia de Nossa Senhora da Penha

Fazendeiros de café: Joaquim Augusto da Silva (São Joaquim), Joaquim José da Rocha (Cumbe), Felisbino Nunes de Camargo (Barreiro), Antonio Claudiano da Rosa (Boa Vista), Bento de Barros (Rio-Acima), Basílio de Oliveira Castro (Engenho D’Água), diversos no Ibaté, Domingos Marucci (ignorado), Joaquim Malheiro Braga (São Romão) e Deolindo Duarte de Moraes (Aparecida).

O Dicionário das Ruas de São Paulo (1905). RUA ARAÇARIGUAMA começa na rua Itanhaém e atravessa as de Iguatemy, Guapurondura, Caraguatuba e termina na de Avanhandava (Vila Prudente)

1906 – Município de Araçariguama (Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

ESTADO DE SÃO PAULO população de 2 milhões de habitantes, 78.793 eleitores (1905), 177 municípios e 266 distritos de paz. Formado por quatro distritos eleitorais.

ARAÇARIGUAMA: 6 mil habitantes

Suplentes do juiz substituto seccional: 1º Francisoc Antonio de Oliveira; 2º e 3º (vagos)

Fazendeiros de café: Joaquim Augusto a Silva (São Joaquim), Joaquim José da Rocha (Cumbe), Felisbino Nunes de Camargo (Barreiro), Antonio Claudiano da Rosa (Boa Vista), Bento de Barros (Rio Acima), Basílio de Oliveira Castro (Engenho D’Água), diversos (Ibaté), Domingos Marucci (ignorada), Joaquim Malheiro Braga (São Romão), Deolindo Durte de Moraes (Aparecida).

Negociantes de secos e molhados, fazendas (tecidos) e armarinho: Antonio Lua, Felício José de Oliveira, Ignácio de Andrade, José Abraham, Thomaz

ELEIÇÃO: Araçariguama faz parte do primeiro distrito com os seguintes municípios: São Paulo, Cotia, Guarulhos, Itapecirica, Juqueri, Botucatu, Parnaíba, Santo Amaro, São Bernardo, Santos, São Vicente, Conceição do Itanhaém, Iguape, Cananéia, Xirica (atual Eldorado), Iporanga, Apiaí, São Roque, Una (Ibiúna), Piedade, Sorocaba, Campo Largo (Araçoiaba da Serra), Tietê, Tatuí, Guareí, Pereiras, Rio Bonito, Itapetininga, Espírito Santo da Boa Vista (Angatuba), São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar, Capão Bonito, Faxina (Itapeva), Bom Sucesso (Bom Sucesso de Itararé), Lavrinhas, Ribeirão Branco, Santo Antonio da Boa Vista, Itaporanga, Remédio da Ponte de Tietê (Anhembi), São Manoel, Avaré, Itatinga, Santa Bárbara do Rio Pardo (Águas de Santa Bárbara), Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, São Paulo dos Agudos (Agudos), Baurú, Lençóis Paulista, Campos Novos do Paranapanema (Campos Novos Paulista), Conceição do Monte Alegre (hoje, distrito de Paraguaçú Paulista; criado em 1896, era um dos maiores municípios em área, dando origem a Presidente Prudente, Paraguaçú Paulista, Rancharia, Quatá, Maracaí e outros), Pirajú, Fartura, Santa Cruz do Rio Pardo, Atibaia, Nazareth (Nazaré Paulista), Curralinho (Joanópolis) e Cachoeira.

 

1913 – ARAÇARIGUAMA  (Almanaque Administrativo, Mercantil e Indústrial do Rio de Janeiro para 1891 a 1940)

Município da Comarca de São Roque. Vila por Lei Provincial nº 43, de 16 de abril de 1874, e instalada no mesmo ano. Compreende a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Araçariguama. Bom clima. Produz café, feijão, farinha, milho, mandioca, etc… População: 4.000 habitantes.

Prefeito: Joaquim Augusto da Silva

Presidente da Câmara: Bento de Barros Netto

Vice-presidente: Thomaz de Castro Gomide

Vereadores: João de Camargo Ribeiro, José de Nunes Matos, Manoel Rodrigues de Camargo.

Secretário: Benedicto Antonio de Athayde

Procurador: Nicolau José de Barros

Fiscal: João Lobo

Porteiro: (vago)

ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

Suplente de substituto de juiz seccional:

1º) Júlio Ernesto da Silva

2º) Hygino Honorato de Moraes

3º) Nicolau José de  Barros

Ajudante do procurador da República: Joaquim Augusto da Silva

Juízes de Paz: José de Oliveira Pinto, Fransciso Augusto de Moraes e Francisco Antonio de Oliveira. Suplentes: Arthur César, Nicolau José de Barros e José Joaquim Silvério.

Escrivão de Paz: Joaquim Zeferino Procópio

ADMINISTRAÇÃO POLICIAL

Delegado: Paulino da Rocha Camargo

Suplentes: Antonio Joaquim de Barros e Joaquim de Moraes Pedroso

Inspetores de quarteirão: Manoel Rodrigues de Camargo, Antonio Luiz de Souza, João Marques dos Santos, Joaquim Ernesto da Silva. A quinta vaga em aberto.

INSTRUÇÃO PÚBLICA – EDUCAÇÃO

ESCOLAS ISOLADAS 

SEDE [CENTRO]

Mixta: J . Rosa de Oliveira Prado norm.

Masculina: Alarico Júlio de Oliveira comp.

BAIRROS

COLÉGIO: Masculina: João Pereira de Oliveira Penteado, int.

ENGENHO: Masculina: Júlio de Oliveira Chagas, int.

RIO ACIMA: Mixta: D. Virgínia da Gama Maurel

COLETORIAS: Agência da Coletoria Estadual de São Roque. Agente: Benedicto Antonio Athayde

CORREIO: Agência de 4ª classe. Francisco Antonio de Oliveira (agente) e Braz da Silva Leite (estafeta)

COMÉRCIO

Negociantes de secos e molhados, fazendas e armarinhos. Antonio Joaquim de Barros, Antonio Qua, Benedicto Luiz, Bento Gomide de Castro, Chagas & Irmão, Felício José de Oliveira, Joaquim Ernesto da Silva, José Nunes de Matos e Thomaz de Castro Gomide.

Padarias: Braz da Silva Leite, Eudóxia de Oliveira Chagas, Miguel Pereira de Oliveira e Salvador Euclides da Silveira.

Indústrias (engenhos de aguardentes): Antonio Joaquim de Barros, Antonio Xaviera de Borba, Domingos de França Vieira, Gregório Pedroso Duarte, Ignácio Manoel de Andrade, Joaquim Augusto da Silva, José de Oliveira Pinto, Paulino da Rocha Camargo e Theodora Maria de Oliveira.

Barbeiro: Benedicto Valentim

Carpiteiros: Arlindo Felício de Oliveira e Benedicto Rocha

Funileiro: Adolpho Tacho

Agricultores e lavradores: Antonio Xavier de Borba, Domingos Marucci, João da Cruz, Joaquim Augusto da Siliva, Joaquim Malheiros Braga, José Nunes de Mattos, José de Oliveira Pinto e Paulino da Rocha Camargo.

 

1920 – Serviço de Recrutamento de 4ª Circunscrição. Foram sorteados no dia 20 ou 29 de dezembro, os alistados da classe de 1808, dos municípios na ordem de longitude e condições de vias de comunicação. A lista traz vários municípios. Araçariguama: os sorteados de 1 a 4, serão incorporados ao 4º Batalhão de Caçadores, em São Paulo, o número [ilegível] será desigando para a capital federal [Rio de Janeiro]. 1, Benedicto de Oliveira, filho Olympio de Oliveira; 2, Benedito José de Moraes, filho de Hygino Honorato de Moraes; 3, Jacy de Castro Gomide, filho de João Gomides de Castro; 4, José Atahyde, filho de Joanna Francisca de Paula. Correio Paulistano  02/01/1920

1920 – Jarbas Falcato, morador de Araçariguama, visitou a redação do jornal.  Correio Paulistano 07/02/1920

1920 – O secretário da Justiça informa ao juiz de paz de Araçariguama que de acordo com a lei 1.037, de 18 de dezembro de 1906, artigo primeiro, a celebração ou assistência e termo ou ato de casamento civil serão gratuitos. Entretanto, os juízes de casamentos perceberão emolumentos nos seguintes casos: celebração do ato fora do cartório ou das salas de audiência, 10$000 (10 mil réis). quando o casamento se realizar a mais de 2 quilômetros de distância do cartório ou das salas de audiência, 20$000 (20 mil réis). Correio    Paulistano 15/03/1920

1920 – Resultado parcial da eleição para presidente e vice-presidente [hoje, governador e vice] do Estado de  São Paulo, ambos candidatos do Partido Repúblicano. Em Araçariguama, Washington Luís 111 e o coronel Virgílio R. Alves 111. Em São Roque, 346 para cada um dos candidatos. Apenas em alguns municípios, WL teve mais votos que o vice, mesmo assim com uma margem pequena de 2 a 3 votos.  Em Itu, WL 668 e VirgilioEm São Paulo, Whashington Luís (5.240) e Virgílio (4.980). Em Itu, WL 668 e Virgílio. Não tem o resultado parcial de Sorocaba. No total, WL 65.402 e Coronel Virgillio R. Alvees 64.040

Eleição realizada em 1º de março somente para os cargos de presidente e vice-presidente do Estado para o período de 1920 (maio) e 1924. O Partido Republicano realizou convenção em 11 de setembro do ano passado. Washinton Luís proprietário, residente na capital, deputado estadual com vários mandatos, prefeito de São Paulo e Secretário da Justiça. Coronel Virgílio Rodrigues Alves, lavrador, residente na capital, líder convervador.

 

 

 

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *