Saneaqua recomenda consumo consciente de água durante onda de calor que afeta os níveis dos mananciais de Mairinque
Uma onda de calor que atinge Mairinque e todo o Estado de São Paulo afeta os níveis dos mananciais da cidade. No início de setembro, as chuvas ficaram 73% abaixo da média histórica e o consumo de água passou a ser pressionado devido à primavera mais quente.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto dacidade, alerta para a necessidade de consumo consciente por parte da população.
A captação de água bruta na cidade é feita em dois mananciais superficiais (Fiscal e Carvalhal) e em 16 poços com captação subterrânea. Apesar de contar com esses mananciais para o abastecimento é de extrema importância que a população se mantenha atenta com relação aos hábitos de consumo de água.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, as temperaturas máximas previstas devem continuar altas pelo menos até o final desta semana podendo superar os 42° no estado de São Paulo.
As altas temperaturas, aliadas à falta de chuva, características deste período de estiagem, podem ocasionar situações pontuais de desabastecimento na cidade ao longo dos próximos dias.
Técnicos da concessionária têm atuado no monitoramento e em manobras no sistema de distribuição de água para minimizar os impactos, mas recomenda o consumo consciente por parte da população.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
CAMPANHA “CONSUMO CONSCIENTE”
A concessionária retomou na segunda quinzena de setembro a campanha “Consumo Consciente” que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados.
A Saneaqua disponibiliza dicas e informações sobre o tema por meio do portal consumoconsciente.brkambiental.com.br (acesso pelo navegador Internet Explorer) demonstrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados.
A proposta é que todos reflitam sobre o consumo e usem do bom senso para ajudar o meio ambiente.
Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água.
“Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios, como excesso durante a lavagem de calçadas e varandas, na irrigação de jardins, e reaproveitar a água para limpeza dos quintais, são bons exemplos”, reforça Edi Bortoli, diretor de operações da Saneaqua em Mairinque.
AONU (Organização das Nações Unidas) considera que o consumo diário de água por pessoa seja de 110 litros para atender as necessidades de consumo e higiene.