Ônibus municipais de São Roque voltam a circular nesta sexta-feira com restrição para idosos. Não haverá transporte domingos e feriados
Os ônibus das linhas municipais de São Roque voltam a circular nesta sexta-feira (26) após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (15ª região com sede em Campinas).
No entanto, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou que fechou acordo com a empresa para que os ônibus não circulem aos domingos e feriados e que haverá restrição para o transporte de idosos.
ÔNIBUS DA LINHAS INTERMUNICIPAIS DA RÁPIDA LUXO CAMPINAS TAMBÉM VOLTAM A CIRCULAR NESTA SEXTA-FEIRA
A Prefeitura de São Roque foi à Justiça contra decisão do Sindicatos do Rodoviários de Sorocaba e Região que retirou os ônibus de circulação, na segunda-feira (22).
O Sindicato alegou que a “atitude enérgica” foi preciso “para deter a propagação do novo coronavírus (Covid-19) atendendo integralmente a recomendação dos especialistas da saúde e decretos de autoridades políticas”
A decisão da desembargadora Tereza Aparecida Gemignani, na quarta-feira (25), que determinou que 60% da frota nos horários de pico e 40% no restante do dia.
Estabeleceu ainda multa de R$ 5 mil por trabalhador que descumprir a determinação, informou a Prefeitura de São Roque.
Além disso, marcou uma audiência de conciliação para o dia 30 de março com a participação das parte envolvidas, por não ter ocorrido o aviso prévio e a não manutenção de 30% de um serviço considerado essencial.
Porém, nesta quinta-feira (26), o Sindicato informou que fechou acordo com a Mirage para que as linhas municipais passem a operar com 30% da frota -percentual menor determinado pela Justiça do Trabalho -, durante a quarentena determinada pelo prefeito de São Roque, Claudio Góes.
Segundo o acordo, serão atendidos exclusivamente os trabalhadores das redes pública e privadas de Saúde, profissionais de segurança pública, trabalhadores da coleta de lixo e dos serviços de água e esgoto.
Além de pessoas comprovadamente em tratamento contínuo e com consultas marcadas e doentes que precisam se locomover às unidades de Saúde.
Em respeito as autoridades sanitárias e levando-se em consideração os grupos de riscos os idosos não poderão embarcar, salvo em caso de urgência em deslocamento para atendimento médico, informou o Sindicato em seu site.
A Mirage deverá oferecer aos funcionários luvas, máscaras de proteção e álcool em gel e ampliação da higienização dos ônibus.
Caso ocorra alguma alteração no quadro da pandemia do coronavírus, Sindicato e empresa poderão se reunir para reavaliar o plano de segurança e corrigir problemas.
CONFIRA ABAIXO COMO FICAM OS HORÁRIOS DAS LINHAS MUNICIPAIS