GALERIA

Vídeo histórico da TV Argentina. Pelé lembra estreia na Seleção Brasileira contra a Argentina em 1957

 

O Archivo Di Film da Argentina postou nesta terça-feira (13) no YouTube uma entrevista de Pelé à TV Argentina onde o rei do futebol lembra a primeira partida com a camisa com a Seleção Brasileira justamente contra os hermanos.

A entrevista foi conduzida pela jornalista Lidia Elsa Satragno, conhecida como Pinky, que também fez carreira na política, além de ser atriz e modelo.

 

Pelé fez sua estréia na Seleção Brasileira com 17 anos em partida válida pela Copa Roca, no Maracanã, no dia 7 de julho de 1957.

O Brasil perdeu por 2 a 1, mas Pelé deixou a sua marca fazendo o gol de empate. Labruna abriu o marcador e Juárez fez o gol da vitória da Argentina.

Apesar da derrota no primeiro jogo, o Brasil ficou com o título porque três dias depois (10 de julho) ganhou da Argentina por 2 a 0, no Pacaembu, quando Pelé voltou a marcar abrindo o placar. O outro gol foi de Mazzola.

Pelé não falou somente do jogo histórico contra a Argentina. Lembrou também como era a primeira pelota que jogou futebol nos tempos de Bauru.

MAIOR ARQUIVO AUDIOVISUAL DA AMÉRICA LATINA

Criado pelo jornalista Roberto Di Chiara em 1949, o Archivo Di Film reúne centenas de películas e 16 milímetros além de uma quantidade inesgotável de material de cinema, rádio, televisão, gráfica e documentos históricos.

Primeiro gol do menino Pelé com a camisa da Seleção Brasileira. Foto Arquivo Nacional

ESCALAÇÕES DE BRASIL E ARGENTINA

07/07/1957 (16h)

BRASIL 1 x 2 ARGENTINA 

Competição: Copa Rocca.

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil). Público: 80.000 espectadores.

Árbitro: Erwin Hieger (Áustria). Assistentes: Guálter Gama de Castro (Brasil), José Monteiro (Brasil).

Gols: Labruna, aos 30; Pelé, aos 76; Juárez, aos 77.

BRASIL: Castilho, Paulinho de Almeida, Bellini, Jadir e Oreco; Zito (Urubatão, aos 70) e Luisinho; Maurinho, Mazzola (Moacir, aos 46), Del Vecchio (Pelé, aos 46) e Tite. Treinador: Sylvio Pirillo.

ARGENTINA: Carrizo, Pizarro e Vairo; Gianserra, Rossi (Guidi, aos 77) e Urriolabeitia; Oreste Corbatta, Herrera (Antonio, aos 70), Juárez (Blanco, aos 41), Labruna e Moyano. Treinador: Guillermo Stábile.

10/07/1957 (20h45)

BRASIL 2 x 0 ARGENTINA 

Competição: Copa Rocca.

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (Brasil). Público: 38.441 espectadores.

Árbitro: John Husband (Inglaterra). Assistentes: Antonio Musitano (Brasil), Catão Montes Júnior (Brasil).

Gols: Pelé, aos 20; Mazzola, aos 57.

BRASIL: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Jadir e Oreco; Zito e Luisinho; Maurinho, Mazzola (Del Vecchio, aos 61), Pelé e Pepe. Treinador: Sylvio Pirillo.

ARGENTINA: Carrizo (Musimessi, aos 69), Biaggioli e Vairo; Gianserra, Rossi (Guidi, aos 87) e Urriolabeitia; Oreste Corbatta, Juárez, Herrera (Antonio, aos 46), Labruna e Sesti. Treinador: Guillermo Stábile.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *