Tenente coronel Sérgio Abe: medalha Barão de Piratininga

 

O tenente coronel Sérgio Abe recebeu a medalha Barão de Piratininga na sessão solene da Câmara Municipal de São Roque realizada em 14 de agosto de 2017 por indicação do vereador Cabo Jean. Abaixo biografia lida durante a homenagem

 

Vereador Cabo Jean e o tenente coronel Abe na sessão solene de entrega da medalha Barão de Piratininga

Sérgio Kazuo Abe, filho de Kuniyoshi Abe e Lucia Fussako Abe, primogênito de 3 irmãos, Roberto e Marcia, neto de imigrantes japoneses, tendo seu avô paterno Teiryo Abe, desembarcado no porto de Santos em 23 de Junho de 1934, aos 23 anos de idade.

O Tenente Coronel Abe, nasceu aos 06 dias do mês de novembro de 1969, na cidade de Sorocaba, porém sempre morou na cidade de Piedade, onde passou toda sua infância e juventude. Cursou todo ensino fundamental na Escola Estadual de Primeiro Grau Cônego José Rodrigues de Oliveira, onde fez amizades duradouras que persistem até os dias atuais. Já no quarto ano do ensino primário já demonstrava interesse em ser militar, influenciado por um primo (Nilton) que havia ingressado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, hoje o mesmo é Coronel aposentado do Exército Brasileiro. Sabendo, desde então, que o caminho seria árduo e espinhoso, começou a se preparar para o difícil vestibular. Fez o Colegial na Escola Municipal Dr Getúlio Vargas em Sorocaba, onde terminou o curso de Técnico em Química, sempre estudando com foco no vestibular da Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Policia Militar do Barro Branco. Em 1988 concluiu o segundo grau e brilhantemente passou nos dois vestibulares que prestou, escolhendo então cursar a Escola de Oficiais da Policia Militar do Estado de São Paulo, onde aos 19 anos ingressou como Aluno oficial (cadete) no ano de 1989.

 

VEJA OS HOMENAGEADOS EM 2017 NA SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE SÃO ROQUE

Já no primeiro ano dos estudos acadêmicos teve a plena certeza de que havia escolhido a profissão que sempre almejou. Durante os 3 primeiros anos, foi aluno interno da Academia, podendo sair apenas aos finais de semana. Foram 4 anos de muitos estudos, sacrifícios, estágios, aprendizado e também muitos momentos alegres, inesquecíveis, amizades, companheirismo, tendo sido declarado Aspirante a Oficial no dia 15 de agosto de 1992, que por coincidência na data de amanhã, 15 de agosto de 2017, estará presente na Academia de Policia Militar do Barro Branco, onde irá comemorar junto com sua Turma de Aspirantes, o Jubileu de Prata, de 25 anos de formado.

Foi classificado por efeito de promoção no 20º Batalhão da Policia Militar Metropolitano, na cidade de Barueri, tendo exercido as funções de Comando de Força Patrulha (ronda na área do Batalhão, com 7 municípios) quando no dia 24 de maio de 1993 foi promovido a 2º Tenente, passando a exercer a função de Comandante de Pelotão no município de Cotia, onde permaneceu até ser promovido a 1º Tenente no dia 25 de agosto de 1995, sendo então transferido para o 40º Batalhão da Policia Militar do Interior na cidade de Votorantim, onde exerceu as funções de: Comando de Força Patrulha, ronda na área do Batalhão com 17 municípios; Oficial Chefe do Setor de Inteligência; e Cmt de Pelotão nas cidades de Piedade, Ibiúna e Tapirai. No ano de 2002 foi designado Comandante de Pelotão de São Roque, tendo então se mudado para terra de Vaz-Guaçu, onde casou e teve uma filha, Juliana Tammy Abe, quando no dia 25 de agosto de 2006, foi promovido a Capitão, tendo sido classificado por efeito de promoção como Comandante da 2ª Companhia da Policia Militar do 50º BPM/I, na cidade de São Roque. Prestou serviço em São Roque durante 11 anos, fez várias amizades e decidiu fincar raízes por esta cidade tendo comprado residência no Bairro do Guaçu, onde mora até hoje.

Cabo Jean entrega a medalha Barão de Piratininga ao tenente coronel Sérgio Abe

Em 25 de agosto de 2013, foi promovido a Major, tendo então sido classificado na cidade de Itu, onde após pequeno período como Coordenador Operacional do 50º BPM/I, foi transferido para a cidade de Sorocaba no Comando de Policiamento do Interior 7, passando a exercer a função de chefe da Divisão Operacional, onde permaneceu por 1 ano. Retornando para Itu passou a exercer a função de Sub Comandante do 50º BPM/I e logo após Comandante Interino. No dia 25 de maio de 2017 foi promovido a Tenente Coronel, tendo sido designado Comandante do 50º BPM/I e assim assumido de fato e de direito o comando do Batalhão, onde exerce a nobre função até os dias atuais, sendo responsável pelo policiamento preventivo das cidades de Itu, Salto, Porto Feliz, Tietê, Jumirim, São Roque, Mairinque e Araçariguama.

Cursos, estágios e especializações na Policia Militar:

– Curso de formação de Oficiais – APMBB;

– Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública;

– Curso de Policiamento de Trânsito Urbano;

– Curso de gerenciamento de crises;

– Curso de Policiamentos em Eventos;

– Curso de Policia Judiciaria Militar;

– Curso de telecomunicações;

– Curso de Analise de Informações Criminais.

Cursos, estágios e especializações fora da corporação:

-Bacharel em Direito pela FADITU;

-Bacharel em administração de Empresas pela Universidade Mackenzie;

-Pós-graduação em Gestão e Política de Segurança Pública pela UNISO.

 

Condecorações:

– Láurea do Mérito Pessoal em 2º grau;

– Colar Comemorativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal – 1842;

– Medalha Berço da República;

– Medalha Tiradentes;

– Medalha Jubileu de Prata da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ONU);

– Medalha Valor Constitucionalista “Esplendor de São Miguel”;

– Medalha “Mérito Constitucionalista”.

 

A concessão da Medalha de Mérito Barão de Piratininga ao Tenente Coronel Abe, coroa seu trabalho, e é um reconhecimento da população são-roquense a um dos mais destacados policiais da nossa região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *