Teatro com entrada franca no Senac Sorocaba: “O Casamento do Pequeno Burguês”

 

O clássico da dramaturgia alemã O Casamento do Pequeno Burguês, de Bertolt Brecht, será encenado pelos alunos formandos do curso Técnico em Teatro do Senac Sorocaba nesta semana na terça (13) e quarta-feiras (14), às 20 horas, na área de convivência da unidade no prédio 2. Outras duas apresentações estão programadas para os dias 22 e 27 de março.

O curso e a peça têm a direção de Hamilton Sbrana com a direção musical de Zack Rodrigues

A escolha do texto ocorreu em conjunto, quando os alunos tiveram contato com mais de 30 obras de autores teatrais, sendo essa a que mais chamou a atenção por ter uma grande relevância na contemporaneidade.

Entrada franca: “O Casamento do Pequeno Burguês” com alunos do cursos técnico em teatro do Senac de Sorocaba

“Optamos por utilizar uma trilha sonora embalada com alguns clássicos da MPB, com um banquete brasileiro, preparado por docentes da área de gastronomia do Senac Sorocaba. Vamos também colocar em debate as relações humanas de forma cômica, alinhando o divertimento à reflexão”, explica Hamilton Sbrana.

O elenco é formado por Amanda Albino, Bruna de Oliveira Costa, Bruno William de Almeida, Carla C. Santucci Demarchi, Fábio Bernardes da Luz, Flávia Aparecida de Lima Silva, Gabriely Candido de Oliveira Castilho, Giovani de Souza Nunes, Giovanna Calegare Claro, Jackson Júlio do Nascimento, Jan de Oliveira Nes, Laura Luiza Schultez Maciel, Mariana Nóbrega Macedo, Mayara Rodrigues de Campos e Vinicius Gabriel de Brito Simões.

No decorrer do curso, os alunos tiveram o contato com renomados profissionais do cenário artístico da cidade. Entre eles,  Douglas Emílio, Flávio Melo, Valter Chanes, Guilherme Martelli, Rogério Leite, Júlio Scandolo, Maria Helena Barbosa, Ismênia Negrão, Marcello Saturno, Fernanda Arruda, Lelis Andrade, João Fabbro, Dimas Vieira, com o acréscimo de especialistas em fonoaudiologia, empreendedorismo e marketing.

A peça é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/sorocaba. A unidade fica na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência.

O Casamento do Pequeno Burguês é uma ácida comédia que relata a conflituosa percepção da classe média, que instiga a reflexão sobre a moral burguesa, especialmente os valores, as tradições e as conveniências estabelecidas pelas normas sociais.

Preocupado em expressar a realidade, Brecht, que escreveu esse texto em 1920, adota temas e cria personagens que constituem um elo de identificação com o cidadão comum, para ser estimulado a ter seu próprio pensamento crítico.

Os trabalhos artísticos de Bertolt Brecht influenciaram o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido pela crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

Enredo

A história se passa em uma festa de casamento, onde a elegância, os bons costumes e a educação dão espaço a ironias, acusações e provocações. O jogo de hipocrisia vai ganhando tempero enquanto fatos reais e o álcool tomam conta da situação, culminando em uma deterioração das famílias, dos amigos e do cenário, que também vai se desfazendo à medida que todos vão se revelando.

O resultado é um espetáculo no qual as tradicionais e sólidas regras de convivência estabelecidas pelos valores sociais burgueses se desmoronam. A verdade se revela distinta das aparências mostradas no início da festa.

Técnico em Teatro

O curso Técnico em Teatro do Senac Sorocaba permite aos alunos o direito ao registro profissional de ator na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE).

Durante as aulas, os participantes conhecem os conceitos e as técnicas de empreendedorismo, gestão e produção cultural, desenvolvendo competências para produção de espetáculos e montagens teatrais como produtor ou atuando em instituições ligadas à arte.

O curso tem início no dia 18 de junho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Informações e inscrições pelo site www.sp.senac.br/sorocaba.

Serviço:
Espetáculo O Casamento do Pequeno Burguês
Datas: 13,15, 20, 22 e 27 de março de 2018
Horário: às 20 horas
Local: Área de Convivência, prédio 2
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência
Inscrições: www.sp.senac.br/sorocaba
Participação gratuita

Técnico em Teatro
Data: a partir de 18 de junho de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Carga horária: 800 horas
Local: Senac Sorocaba
Inscrições e informações: www.sp.senac.br/sorocaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *