Senac Sorocaba: aluna com deficiência auditiva se torna empreendedora

 

A jovem Fernanda Girelli, de 26 anos, com deficiência auditiva desde os nove por causa de um problema genético, não viu essa condição como um limitador para ela perseguir seus planos.

Queria ser maquiadora profissional, abrir um negócio próprio e atender pessoas com qualquer tipo de deficiência. Motivada pelo seu sonho, agarrou todas as oportunidades educacionais que surgiram.

Senac Sorocaba preparado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência em todos os cursos e modalidades de ensino

Quando fazia Ensino Fundamental quis aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e seguir em frente. Morava, ainda, em sua cidade natal, Vitória, Espírito Santo.

Há três meses morando em Salto, com o marido e o filho de dois anos, Fernanda acaba de concluir o curso de Maquiador no Senac Sorocaba para abrir o seu empreendimento no que sempre gostou.

“Enquanto assistia vídeos na internet de tutoriais de maquiagem, desde muito nova, já sabia que seria maquiadora para atender, principalmente, pessoas com deficiências, assim como eu”, explica.

Para a sua formação profissional, Fernanda escolheu o Senac Sorocaba, instituição com programa de inclusão e diversidade preparada para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência em todos os cursos e modalidades de ensino.

Contou com o auxílio de uma intérprete de libras para aprender o conteúdo teórico e prático. Ela pôde interagir com a docente e as colegas de turma, além de esclarecer suas dúvidas nas aulas.

“Me senti realmente incluída com a estrutura que o Senac disponibilizou para mim. Foi muito positivo e pretendo fazer outros cursos de aperfeiçoamento na área de beleza e estética”, afirma.

“Quando recebemos um aluno com deficiência, fazemos uma reunião pedagógica para entender às necessidades dele. Assim, conseguimos elaborar estratégias mais assertivas para o processo de aprendizagem, seja com a adaptação da sala de aula ou do material pedagógico”, afirma Rodrigo Amaral, gerente do Senac Sorocaba.

A infraestrutura e os materiais didáticos da unidade são adequados para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.

“Contamos com salas de aula e laboratórios que permitem a locomoção; materiais em braile com letras e gravuras ampliadas; audiolivros, lupa eletrônica, máquina de escrever em braile; e impressora termofusora para relevos”, esclarece Rodrigo.

“Temos a responsabilidade de estarmos preparados para receber, capacitar e inserir qualquer aluno no mundo do trabalho. A educação é importante e fundamental para buscarmos uma sociedade realmente inclusiva.”

Referência em inclusão

O Senac São Paulo é referência no ensino inclusivo. Oferece um ambiente integrador e promove eventos para criar diálogo e reflexão sobre a inclusão social e educacional no mundo do trabalho das pessoas com deficiência.

Em 2017, a instituição conquistou o 3º lugar do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão.

Programa Educação para o Trabalho – Trampolim

O Senac Sorocaba realiza desde 2006 o Programa Educação para o Trabalho (Trampolim), que desenvolve e estimula jovens com deficiência para o mundo do trabalho.

O programa, com duração de nove meses, é realizado em parceria com instituições que atendem a pessoas com esse perfil. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre comunicação, relacionamento interpessoal, postura profissional, atendimento ao cliente e empreendedorismo.

Serviço:
Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/sorocaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *