Nota de falecimento. Césare Di Girolamo, 88 anos. Fundador da Casa Itália

Cesare Di Girolamo um dos principais comerciantes de São Roque

O comércio de São Roque está de luto. Faleceu na noite desta segunda-feira (29 de julho), Cesare Di Girolamo, de 88 anos. Um dos principais comerciantes da cidades e representante da colônia italiana na cidade.

O  velório será nesta terça-feira (30) a partir das 8 horas no Velório Municipal e o sepultamento às 16 horas, no Cemitério da Paz.

Conhecido como Cesare da Casa Itália foi casado com a dona Maria Lorito Di Girolamo com quem teve os filhos Gisepe (Pepe), Júlio e Rogério. 

Cesare chegou ao Brasil em 1955 ao lado do pai e dos irmãos Francesco, Ernesto, Giovanni e Lina. Na Itália, ficou o irmão mais velho Camilo. Todos os irmãos são falecidos. Primeiro morou em Pedrinhas (SP) depois veio para São Roque por intermédio de Giussepe Cerrone.

Foi um dos fundadores da Associação Ítalo Brasileira de São Roque (22 de abril de 1988). A esposa Maria foi presidente da entidade.

A exemplo de Cesare os outros irmãos também foram comerciantes em São Roque, tradição que é mantida pelos filhos. Foi presidente da Associação Comercial de São Roque cargo ocupado hoje pelo sobrinho Antonio.

Antes de inaugurar a Casa Itália, em 1970,  na rua Rui Barbosa, Cesare trabalhou na CBA e ao mesmo tempo foi mascate  quando percorria toda a região vendendo roupas e outros objetos. Também foi feirante. 

Com muita luta construiu um prédio comercial e de apartamentos junto à Igreja da Matriz na rua Sete de Setembro, além de outros imóveis.

Na rua Rui Barbosa inaugurou nos anos 90 a Galeria Milano, hoje ocupada pela Loja ÉD+, além de apartamentos residenciais onde residia.

Na semana passada, a Associação ítalo Brasileira tinha um evento programado mas decidiu adiar por conta da enfermidade de um dos fundadores.

Cesare recebeu o título de cidadão são-roquense em 2000 por iniciativa do vereador Francisco Alceste Sabbatini em homenagem que todos os anos a Câmara Municipal presta à colônia italiana.  

Nossos sentimentos aos familiares e fica a lembrança de um homem batalhador que em muito representa o comércio de São Roque.

Cesare ao lado da esposa Maria e filho Júlio

Em 2018, Cesare (camisa vermelha) recebe homenagem do vereador Júlio Mariano pelos 30 anos de fundação da Associação Ítalo Brasileira de São Roque

Abaixo decreto que concedeu título de cidadão são-roquense a Cesare Di Girolamo por iniciativa do vereador Chico Sabbatini.

Cesare-Camara

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *