FALECIMENTOS

Morre o cantor Roberto Leal, 67 anos. O artista português se apresentou por nove anos seguidos no Don Patto, em São Roque

Roberto Leal morreu aos 67 anos: o maior representante da música portuguesa no Brasil

Morreu na madrugada deste domingo (15), o cantor português Roberto Leal, 67 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano (São Paulo) desde segunda-feira (9) e passava por tratamento de câncer de pele que virou metástase afetando os olhos e a coluna. O velório será nesta segunda-feira na Casa de Portugal e o sepultamento no Cemitério de Congonhas (15h), também em São Paulo.

Roberto Leal era o nome artístico de Antônio Joaquim Fernandes e adotou o nome em referência ao cantor Roberto Carlos. Nascido em Macedo de Cavaleiros, norte de Portugal, chegou a São Paulo com 11 anos com os pais e nove irmãos. Construiu em carreira de sucesso ao longo de 45 anos. “Bate o Pé” e “Arrebita” são apenas dois dos grandes sucessos. Mas cantou Portugal no samba e gravou a música sertaneja “Moreninha Linda”.

O cantor tinha uma grande ligação com São Roque por apresentar por nove anos seguidos no Jantar do Dia das Mães no Restaurante Vila Don Patto, no Roteiro do Vinho. Júlio e filho Túlio Patto publicaram uma nota no Facebook poucos minutos após as confirmação da morte de Roberto Leal. “Nossos sinceros sentimos à família deste grande ícone da cultura portuguesa no Brasil e no Mundo. Agradecemos aos mais de 9 anos de parceria. Sentiremos muita falta deste sorriso”.

A família Patto lamentou a morte do cantor que se apresentava em São Roque todos os anos

Roberto Leal também a sua ligação com o futebol. É o autor do hino da Portuguesa de Desportos e ajudou Luís Felipe Scolari quando o técnico brasileiro quando comandou a Seleção Portuguesa. Lembro que em entrevista à Rádio Jovem Pan, Roberto Leal entrou em contato com o treinador para falar do jeito português de torcer e buscou uma aproximação do técnico com o fanático torcedor luso.

Roberto Leal um cantor que aprendi a admirar deste os tempos da “Caravela da Saudade’, programa voltado à colônia portuguesa apresentado na extinta TV Tupi nos anos 70.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *