Marilene Aparecida de Souza – Dia da Consciência Negra homenagem Câmara Municipal de São Roque

 

Nascida em 03 de abril de 1965, na Rua do Rosário, em Ouro Preto (MG), filha de Benedita Eugênia Teixeira Soares (in memorian) e Cícero Soares de Souza (in memorian). Herdou de seu pai o amor pela música, pois o Sr. Cícero foi maestro da banda de Alumínio e ótimo instrumentista. De sua progenitora, recebeu, como dons, a FÉ EM DEUS, o incentivo aos ESTUDOS, ao TRABALHO e a CORAGEM e a FORÇA para vencer os momentos difíceis.

Quando o pai faleceu, em um acidente, na C.B.A., em Alumínio,onde, também, trabalhava como soldador, a mãe viúva e seus três filhos encontraram moradia em São Roque. Da. Benedita não possuía maiores recursos financeiros, mas era uma mulher de FIBRA e foi acolhida pela SOLIDARIEDADE do povo SANROQUENSE. Suas dificuldades resultaram em seus troféus de VENCEDORA.

Professora Marilene de Souza homenageada na Câmara de São Roque na sessão solene do “Dia da Consciência Negra”

 

A Profa. Marilene já trabalhava, aos 09 anos de idade, fazendo faxina, em casas vizinhas. Aos 14, terminou o ginásio no SESI, sempre trabalhando, à tarde, após os estudos. O dinheiro não sobrava, para a compra dos livros escolares. Então, conseguiu estudar e passar no VESTIBULINHO do Manley Lane,  através dos livros emprestados pelas Professoras do SESI (Da. Eliane, Da. Graça, Da. Marilena,…).

Formou-se em LETRAS, pela FACULDADE DE FILOSOFIA E LETRAS DOM AGUIRRE, de Sorocaba. A faculdade era particular e, além de trabalhar na FÁBRICA DE ARTEFATOS DE LÁTEX DE SÃO ROQUE para pagar pela graduação, ajudava nas contas da casa.

Com o grande apoio do casal Sra. Ivete e Lessa, formou-se, também, em FLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA, pelo importantíssimo INSTITUTO DE IDIOMAS YÁZIGI.

 

Hoje, é professora efetiva do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Estância Turística de São Roque e é criadora do PROJETO “THANKSGIVING DAY” (DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS)  em que, juntamente aos COLEGAS e ALUNOS da E.M.E.F. “Professor Tibério Justo da Silva”,  conseguiu inúmeras doações de alimentos, brinquedos e vestes, para as pessoas mais necessitadas.

Texto: Câmara Municipal de São Roque – Sessão solene “Dia da Consciência Negra” – 30 de novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *