Geleia relembra o samba do tricampeonato da Vila Aguiar que cantou a Brasital

 

O interprete Antonio Edison Machado (Geleia) participou nesta sexta-feira (24) do programa Linha Aberta da Rádio Coluna FM 87,5 de São Roque. Na oportunidade, relembro o samba-enredo “Brasital. Progresso, Arte e Cultura” que garantiu o tricampeonato à Mocidade Independente da Vila Aguiar, em 1993.

Fundada em 16 de junho de 1989, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Aguiar tinha participado alguns meses antes como bloco no Carnaval de São Roque.

Geleia relembra na Rádio Coluna o samba campeão a Vila Aguiar em 1993

No primeiro ano como escola de samba, levantou o título evitando o tricampeonato do São Roque Clube. Em 1991, o título ficou com a Vila Nova São Roque.

A Vila Aguiar ganhou o título de 1992 e assegurou o tricampeonato de 1993 com o enredo que contou a história da Brasital.

GELEIA CANTA O SAMBA DA VILA AGUIAR DE 1993

 

Em 1993, escrevi a reportagem abaixo no Jornal da Economia

 

Vila Aguiar: Brasital ganha a avenida

O presidente da Vila Aguiar era Orestes Carvalho dos Santos, mas naquele ano foi montada uma comissão composta por Marcos França (Dentão), Vagner Varela (Bola Murcha), Jorge Aparecido França, Neyland Franco, João Fernandes Rodrigues e Roque Tadeu Dias.

A escola prestou uma homenagem à Brasital, antiga fábrica de tecidos na entrada do bairro que se transformou em centro cultural a partir de 1987 quando foi adquirida pela prefeitura no segundo mandato do prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira.

Neyland Franco desenvolveu o enredo o samba-enredo “Brasital. Progresso, Arte e Cultura” foi composto por Elídio Alves (Preto).

A Vila Aguiar veio para Avenida Tiradentes com cerca de 600 participantes divididos em sete alas: “Itália”, “Operários”, “Guerra”, “Aracaí”, “Primavera”, “Estudantes” e “Banco”.  Entre os destaques Odmir Maciel Júnior (Pixo), Micheli Fernanda, Rosana, Kátia Rosana, Carolina, Luciana, Cláudio Cardoso, Alexandre Delgado, Andreia Freire e Karol (finalistas do concurso “Garota West 92”), Sidney Cabeleireiro, Karina Meneguine (segunda colocada no “Garota Nota 10”), Viviane, Marcelo Heinz, Cris, Isabel, Angelique, Nanci, Quirino, Renata Bonino (Garota Estância), Sílvia Letícia (Garota Manley Lane), Leticia Di Giosa (Garota West Rodeio) e Karen Zunkeller (princesa “West Rodeio”).

Os carros alegóricos “Itália”, “Tanque”, “Primavera”, “Arte e Cultura”, “Banco” e “Filiais” foram preparados por Vasco Barioni, Gazola e Cristiano Punk.

Outros destaques. Jorginho França (mestre de bateria), Antonio Edison Machado (Tonhão Geleia, interprete), Claudete (rainha da bateria), Márcio Amaro (mestre sala que campeão nos últimos dez carnavais) e Margarete (porta bandeira).

Ao lado de Alexandre Delgado, Márcio Amaro também foi o carnavalesco da Vila Aguiar.

Para arrecadar fundos, a escola lançou um livro de ouro e contou com a ajuda de muitos colaboradores, como José Roberto Felder de Lima e Marcos França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *