Farmárcia São José: Sylvio Agostinho e Roberto Calvo de Castro 50 anos de sociedade

A Farmácia encerrou as suas atividades em 30 de abril de 2018. Este texto publiquei no Facebook em primeiro de abril de 2014.

Sylvio e Roberto sócios por 50 anos na Farmácia São José

Sylvio José Agostinho e José Roberto Calvo de Castro da Farmácia São José. Sem dúvida umas das duplas mais conhecidas da nossa São Roque, sócios desde 31 de agosto de 1968, mas começaram no ramo meninos como funcionários da Farmácia Brasil (hoje Catarinense na rua 7 de Setembro esquina com a Praça da Matriz) de propriedade de Benedito de Góes (Nenê da Farmácia).

“O Nino era gerente e virou sócio quando o Nenê arrumou um emprego do governo de fiscal de farmácia. Em 1964, o Nino falou que precisava de mais um funcionário e eu fui buscar o Roberto que tinha trabalhado com a gente e estava na CBA em Alumínio. Ficamos até 1968 quando compramos a Farmácia São José”, lembra Sylvio.

“Comecei a trabalhar na Farmácia Brasil com nove anos. Compramos a São José do José Lima no dia 31 de agosto de 1968”, conta Roberto.

“A Farmácia São José já existia desde 21 de julho de 1929, segundo publicação do Jornal O Democrata”, registra Sylvio que guarda a data da edição do jornal dentro de um cofre.

“Saiu na edição número 12 do ano 13 do jornal”, comprova Sylvio. O curioso é que é que os dois sócios tem José no nome. Sylvio José Agostinho e José Roberto Calvo de Castro. “Só a minha professora Ilka Boccato me chama até hoje de José Roberto”.

Sylvio explica o segredo de tantos anos de convivência entre um palmeirense e um são-paulino. “Em um sociedade um tem que ser bobo e nós dois somos bobos”, brinca.

Outras curiosidades. Os dois tiveram mães chamadas Izolina e os dois tiveram irmãos chamados Roque. Roque Romão de Castro e Roque Agostinho (Roquinho) já falecidos e que deixaram um enorme vazio para Sylvio, Roberto e para a tradicional clientela, entre os quais me incluo.

A Farmácia São José sempre divulgou a sua marca nos jornais da cidade e na Rádio Universal, apoiando muitas transmissões e programas esportivos.

Sempre usava o tradiconal o slogan “Farmácia São José. Prazer em lhe servir”. Mas inovei ao criar: “Farmácia São José mais popular que Zé”. Gostou?

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *