Dona Lora homenageada com nome de rua no Cambará. Bairro que viu nascer

 

A Câmara Municipal de São Roque aprovou na sessão desta segunda-feira (17 de abril) o Projeto de Lei 23-L/2017 que denomina de Rua Laurentina Maria Marques (Dona Lora) a travessa entre as ruas José Henrique da Costa e Tibério Justo da Silva, no bairro do Cambará. A iniciativa foi dos vereadores Alexandre Veterinário e Israel Toco.

A pequena rua tem 65 metros de extensão iniciando com 4,25 metros de largura (rua José Henrique da Costa) e finalizando com 10 metros (Tibério Justo da Silva). Nos anos 70, era praticamente um trilho com uma ponte de madeira.

Dona Lora (1920/2014) ganha rua no bairro no Cambará onde residiu 65 anos

O córrego foi canalizado e a rua tem pouco movimento mesmo porque até recentemente dois postes de ferro deixavam a passagem ainda mais apertada. Um dos postes caiu com o tempo de uso.

Laurentina Maria Marques, carinhosamente chamada como ‘Dona Lora”, nasceu em 2 de setembro de 1920, em Araçariguama. Faleceu aos 94 anos.

Contraiu matrimônio com João da Costa Marques e desta união nasceu  Antonio Benedicto Marques. Em 1949, mudou-se para São Roque passando a residir no Bairro do Cambará.

Dona Lora e o esposo destinaram terrenos no local, em forma de doação, auxiliando na expansão da região do bairro e nas vias hoje conhecidas como rua José Henrique da Costa e rua Professor Tibério Justo da Silva.

O projeto cita que a abertura da José Henrique da Costa foi feita com arado pelas mãos de seu esposo João Marques.

Trabalhou por muitos anos em prol da comunidade, possuindo em seu histórico as virtudes de uma mulher honesta e guerreira.

Dona Lora com o filho Toninho Marques (janeiro de 2006)

Como esposa também sempre foi exemplo, sendo mãe zelosa e carinhosa, amiga de todos, deixando muitas saudades em todos aqueles que puderam partilhar do seu convívio.

Faleceu em 2015, deixando o filho Toninho Marques, a nora Marilene Marques e os netos Beatriz e Célio.

O esposo João Marques também foi homenageado com o nome da rua entre a José Henrique da Costa e a Capitão Fernão Paes de Barros (ao lado da escola Barão de Piratininga), região onde construiu várias casas de aluguel.

Esposo João da Costa Marques também é nome de rua no bairro

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

2 comentários em “Dona Lora homenageada com nome de rua no Cambará. Bairro que viu nascer

  • 19 de abril de 2017 em 23:31
    Permalink

    Obrigada a todos que de forma justa homenagearam minha avó!!! A D. Lora foi muito importante juntamente com o meu avô João, que ajudaram a formar o bairro querido do cambará onde passei minha infância e juventude. Parabens aos vereadores que acolheram nosso pedido e tiveram a iniciativa para fazer a lei. Linda homenagem . Parabéns Vander Luiz pela rica homenagem !!! Parabéns pelo seu trabalho. Bairro em que cresceu e conheceu muito minha vó. Abraço e agradecimento da Familia MARQUES.

    Resposta
    • 20 de abril de 2017 em 12:47
      Permalink

      Beatriz, obrigado pela mensagem. O seu avós representam muito para o nosso bairro, os meus avós Delmino e Etelvina também são pioneiros no bairro do Cambará na rua José Henrique da Costa. Os seus pais Toninho e Marilene estão passando fotos maravilhosas que em breve publicarei no site. Obrigado! Abraços!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *