CONSEG é uma grande ferramenta de organização social e de exercício de cidadania. Nesta terça-feira tem reunião mensal

 

O Conseg de São Roque (Conselho Comunitário de Segurança) promove nesta terça-feira (12 de setembro) reunião mensal na Câmara Municipal de São Roque com primeira chamada às 19h30.

O presidente do Conseg, Ronaldo Xavier Alves, destaca no texto abaixo a importância da participação da comunidade nos assuntos municipais, principalmente nas questões que envolvem segurança pública.

Reunião de agosto do CONSEG na Escola Barão de Piratininga (Cambará)

“Estamos passando por uma crise institucional muito grave, principalmente no que se refere ao setor político de nossa sociedade.

Infelizmente, a cada novo dia somos surpreendidos por notícias que nos causam nojo e desprezo. A política não é o maior problema, mas sim, os políticos que deixam de fazer política pública, para tratar de seus próprios interesses, fazendo ‘politicagem’.

Como presidente do CONSEG – São Roque, tenho a obrigação de afirmar o quanto é difícil enfrentar a insegurança, sem investimento em pessoal e instrumentos adequados.

 

Fora isso, também vemos casos em que a legislação que deveria servir como remédio, simplesmente é recheada de falhas e que usadas, colocam soltos aqueles que são apreendidos pelas Policias Militar e Civil.

Como forma de ajudar a sociedade em que vivemos, assumimos responsabilidades que acreditamos poderem servir para mitigar os efeitos penosos do aumento da marginalidade.

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA É DEVER DO ESTADO, PORÉM, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.

A IDEIA DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

O CONSEG surgiu para criar um espaço onde todos podem se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, proporcionando tranquilidade e salubridade da comunidade, orientados pela FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

O CONSEG é uma ENTIDADE DE APOIO ÀS POLÍCIAS estaduais.

Cabe ressaltar quais são objetivos dos CONSEGs:

  • Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
  • A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
  • Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
  • Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Para isso, o CONSEG é uma grande ferramenta de organização social e de exercício de cidadania.

Participe das reuniões mensais

Quem ganha com os CONSEGs?

A Comunidade – porque os Conselhos proporcionarão mais segurança e integração, ou seja, uma melhor qualidade de vida;

A polícia – pois pode contar com a ajuda da comunidade, facilitando seu trabalho e tornando-o mais eficaz;

Você – porque esta é uma maneira de ter mais segurança para você e sua família.

Participem das reuniões do CONSEG São Roque que acontecem toda segunda terça-feira de cada mês. Vamos juntos, unidos, fazer a diferença”.

Ronaldo Xavier Alves, presidente do CONSEG São Roque (Conselho Comunitário de Segurança)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *