Chiquinho Rabi – Francisco Roberto de Oliveira

 

Francisco Roberto Oliveira (Chiquinho Rabi) recebeu Placa Homenagem da Câmara Municipal de São Roque na sessão solene de 14 de agosto de 2017 por iniciativa do vereador José Alexandre Pierroni Dias (Alexandre Veterinário). Abaixo biografia lida durante a sessão.

Vereador Alexandre Veterinário e Chiquinho Rabi na sessão solene de 14 de agosto de 2017

Nascido aos 15 dias de novembro de 1952, na cidade de São Roque, o senhor Francisco Roberto de Oliveira, é o típico cidadão que temos o orgulho de poder chamar de “coisa da nossa terra”. O famoso “Chiquinho Rabi” é um exemplo de notório profissionalismo e ética à todos nós são-roquenses.

 

Desde o seu nascimento reside no mesmo imóvel localizado na Avenida Três de Maio, de onde acompanhou as significativas mudanças que ocorreram no bairro dentre as quais, a pavimentação asfáltica, que mudou a paisagem das antigas estradas de terra, trazendo a modernização e melhorias consideráveis às ruas que logo se tornariam importantes vias da cidade.

DISCURSO DE ALEXANDRE VETERINÁRIO HOMENAGEM A CHIQUINHO RABI

 

Homem dedicado aos estudos e ao trabalho, empenhou-se com afinco na sua jornada profissional. Estudou na escola Barão de Piratininga e depois no Barão Objetivo onde formou-se Técnico de Contabilidade.

Faz parte de uma família numerosa que era composta por seu pai o Senhor Francisco Onofre de Oliveira, sua mãe a Senhora Antonia Silva de Oliveira, e seus cinco irmãos que com ele totalizam os seis filhos do casal, do qual é o filho caçula.

Herdou o apelido de “Chico Rabi” de seu avô, conhecido como “Benedito Rabi” e depois do pai “Chico Rabi”.

Desde muito cedo começou a trabalhar com seu pai no estabelecimento da família, chamado “Bar, Mercearia e Sorveteria Liberdade”, que era um local bastante frequentado pela população, uma vez que na ocasião, não haviam grandes supermercados. Ficava situado no Largo dos Mendes, esquina com a Três de Maio, e lá permaneceu por mais de 30 anos.

Posteriormente, ingressou na loja de produtos veterinários denominada Benevet Veterinária, que na ocasião era de propriedade do ex-Vereador Benedito de Góes Filho, onde desenvolveu as atividades de balconista, caixa, dentre outras, ali permanecendo até sua aposentadoria.

Chiquinho Rabi ao lado da irmã recebe a Placa Homenagem do vereador Alexandre Veterinário

O primeiro campo de bocha da cidade de São Roque, ficava localizado dentro do “Bar, Mercearia e Sorveteria Liberdade” de propriedade de seu pai, e o local era frequentado pelas pessoas da cidade como atração esportiva.

É participante da “Romaria dos Cavaleiros de São Jorge” desde os 8 (oito) anos de idade, e portanto há mais de 50 anos.

Dentro desse período, por diversas vezes participou da coordenação da “Romaria dos Cavaleiros de São Jorge” e durante a sua participação na coordenação da Romaria, foi instaurado um monumento em homenagem ao cinquentenário da “Romaria dos Cavaleiros de São Jorge” em umas das principais avenidas da cidade de São Roque, denominada Avenida John Kennedy, que pode ser visto por todos.

VEJA OS HOMENAGEADOS DE 2017 NA SESSÃO SOLENE DO ANIVERSÁRIO DE SÃO ROQUE


O bairro onde cresceu ao longo dos anos, tornou-se um dos principais bairros da cidade, localizado em região central de São Roque.

Hoje aos 64 anos de idade, o Senhor Francisco Roberto de Oliveira, está merecidamente desfrutando de sua aposentadoria, e com entusiasmo, continua em plena atividade, frequentando a “Romaria dos Cavaleiros de São Jorge”.

Este é o retrato de um homem que sabe muito bem como conviver em sociedade, preservando o espírito de amizade, os bons costumes, e com sua força de trabalho contribuiu não só para o crescimento e desenvolvimento do bairro onde mora, mas também da cidade que escolheu para viver.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *