Campus São Roque do Instituto Federal promove encontro de sociólogos para debater o novo ensino médio

 

O campus São Roque do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promove o 1º  Encontro dos Professores de Sociologia para discutir a reforma do ensino médio e suas implicações para a disciplina de Sociologia no próximo dia 11 de maio a partir das 9 horas.

O encontro contará com os professores Nora Rut Krawczyk (UNICAMP), Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS).

Instituto Federal campus São Roque discute o novo ensino médio

A professora doutora Nora Rut Krawczyk é mestre em “Estado, Educação e Sociedade” pela Facultad Latinoamericana em Ciencias Sociales e doutorada em Educação pela UNICAMP e pós-doutorado pela Maryland University (EUA).

Atualmente é professora da UNICAMP e representante da pós-graduação em Educação/UNICAMP na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais.

A professora doutora Sueli Guadelupe de Lima Mendonça é graduada em Ciências Sociais e doutorada em Educação e professora da UNESP/Marília, líder do Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-cultural”, vice-coordenadora do Núcleo de Ensino da FFC/UNESP e coordenadora institucional do Pibid/UNESP.

Por sua vez, o professor doutor Thiago Ingrassia Pereira é graduado em Ciências Sociais e doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim – RS), professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) e presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Nos últimos anos, o Ensino Médio encontra-se no foco das discussões sobre a Educação no Brasil.

Diversos estudos sobre essa modalidade de ensino foram divulgados tratando da evasão escolar, geração NEM-NEM (“nem estuda e nem trabalha”), flexibilização dos currículos e protagonismo juvenil.

Nesse contexto, o governo federal apresentou proposta de Medida Provisória (MP 746) para reforma do ensino médio. Porém questiona-se a falta de debate envolvendo estudantes, professores, gestores educacionais e movimentos sociais ligados ao tema.

O chamado “Novo Ensino Médio” tornou-se lei (13.415/2017) e as suas vantagens, desvantagem e consequências ainda não estão claras.

O evento é aberto a público e uma excelente oportunidade para os docentes e demais interessados discutirem os rumos do Ensino Médio no Brasil.

O IFSP, Campus São Roque fica na rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial, São Roque. Maiores informações são encontradas no site: www.ifsp.edu.br/saoroque.

 

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *